Português, perguntado por kimberleeey, 9 meses atrás

Memórias de um Sargento de Milícias não apresenta a idealização e sentimentalismo comuns ao Romantismo. É uma obra excêntrica, bastante diferente das narrativas dessa escola literária. Apresente e justifique as diferenças dessa obra e as demais narrativas desse período.

Soluções para a tarefa

Respondido por raquel1896
26

Resposta:

1.Leonardo, o filho, é o protagonista do romance. Folgado, malandro, vive suas aventuras sem nenhum compromisso com a vida séria. Destaque do texto a passagem que comprova que ele é assim desde criança:

R: durante todo este tempo o menino não desmentiu aquilo que anunciara desde que nasceu: atormentava a vizinhança com um choro sempre em oitava alta; era colérico; tinha ojeriza particular à madrinha, a quem não podia encarar, e era estranhão até não poder mais.

2.Quando adulto, Leonardinho é incorrigível, não se emenda nunca. Ele já demonstra essa atitude na infância? Justifique com o texto:

R: sim, ele é uma criança incorrigível, ‘A Maria não lhe perdoava; trazia-lhe bem maltratada uma região do corpo; porém ele não se emendava, que era também teimoso’.

3.O fragmento destaca também o comportamento não recomendável da mãe de Leonardo. Tal comportamento difere da heroína romântica em que aspecto?

R: ela apanha do marido, comete adultério, logo seu comportamento não se enquadra no modelo da heroína romântica.

Respondido por logabriell07
0

A obra literária Memórias de um sargento de Milícias, foi escrita no período do romantismo, mas diferentemente das outras obras dessa escola literária, apresenta a figura do “malandro”, isso explica um estilo inovador e oposto ao romantismo.

Além disso,ao descrever figuras de classes sociais que não eram da aristocracia, o livro subverte os modelos de histórias do romantismo.

Memórias de um sargento de Milícia:

É uma obra literária do escritor brasileiro Manuel Antônio de Almeida em 1854. Foi publicado em forma de folhetim, os capítulos curtos e independentes foram uma estratégia adotada pelo autor para prender a atenção do leitor.

A história se passa no Rio de Janeiro, no século XIX com a chegada da Família Real. O romance conta a história de Leonardo, um jovem travesso e malandro que dentre várias aventuras acaba se tornando um sargento.

Leia mais sobre Memórias de um sargento de Milícia em: https://brainly.com.br/tarefa/41839028

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes