Memória e história são mesmo diferente ? São oposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um dos debates mais importantes que acontecem nos meios acadêmicos envolve os conceitos de memória e história. Os historiadores debruçam-se sobre questões do que é memória, do que é memória coletiva, do papel desta na construção do saber histórico, ou da dita “história oficial” etc. Tais reflexões são extremamente importantes na formação de um historiador e na produção de conhecimento sobre história.
O historiador, quando vai para a sala de aula, tem como seu papel tornar esse debate acessível a seus alunos. A função do professor aqui é a de fornecer as ferramentas necessárias a fim de que o aluno consiga desenvolver habilidades cognitivas para poder diferenciar o que é memória do que é história. Uma vez que o aluno desenvolve essas habilidades, ele terá capacidade crítica para enxergar as diferenças e, assim, será capaz de identificar interesses por trás de certas construções da memória. E é isso que vamos debater neste texto.
Acesse também: Veja como utilizar mapas para o ensino de história do Brasil
O QUE É MEMÓRIA?
A memória é uma reconstrução do passado sem o trabalho crítico do historiador e é feita para atender interesses específicos.
A memória é uma reconstrução do passado sem o trabalho crítico do historiador e é feita para atender interesses específicos.
Uma aula sobre história e memória pode começar com um questionamento prévio sobre o que os alunos compreendem por memória. Uma vez feito esse pequeno exercício com a participação de todos, podem ser abordados o que os historiadores entendem pelo mesmo conceito e quais são os principais debates que o envolvem.
Depois disso, o primeiro passo é lembrar os alunos que a memória não é a mesma coisa que lembrança, uma vez que esta remete a uma experiência individual de um acontecimento. Aquela, por sua vez, não é necessariamente uma experiência individual, pois pode reproduzir uma visão do passado compartilhada (coletiva) e que nem todos os membros que partilham dela vivenciaram. Dessa forma, a memória é uma construção que pode ser transmitida para gerações seguintes.