Biologia, perguntado por marcelo681, 1 ano atrás

membrana plasmática de materias reciclaveis como fazer?

Soluções para a tarefa

Respondido por GiiiOc
2
Em primeiro lugar selecione um esquema da membrana para servir de modelo 
Você vai precisar de: 

Um bloco de isopor, bolinhas pequenas de isopor, tinta de cores variadas (tinta para tecido é ótimo) 
Na parte superior do bloco, espete bolinhas de isopor de duas cores diferentes, representando a porção hidrofílica dos lipidios característicos da face externa dessa membrana (fosfotidilcolina e esfingomielina). 
Na lateral você vai representar as duplas camadas das cadeias de hidrocarboneto, com suas duplas ligações. Pode fazer com arame bem fininho, por exemplo. 
Lembre-se que a camada é dupla, então você coloca na extremidade das laterais as bolinhas que representam oas porções hidrofílicas dos fodfolipidios da porção interna da membrana (fosfotidil serina e fosfotidil etanolamina) 
Com relação as proteínas, podem ser recortada em emborrachados, pode-se representar os canais, as bombas e as carreadoras. 
Na parte de cima, represente os carboidratos ligados a alguns lipidios e outros em alguma proteína transmembrana. 
Respondido por AnaruNaruko
1

Se você for fazer o modelo do mosaico flúido, você pode pegar várias bolinhas de isopor bem pequenas (geralmente uns R$0,40 cada) e pintá-las com guache (é importante que você pegue algumas maiores e pinte de cores diferentes). Após secarem, cole as bolinhas umas nas outras com cola quente, colando as bolinhas maiores no meio das menores. Após o processo, pegue alfinetes com pontinhas esféricas da cor que quiser e espete nas bolinhas para simular o glicocálix. Abaixo dessa membrana, pegue palitos, pinte-os e espete uma bolinha pequena em cada bolinha pequena.

  1. Bolinhas pequenas em dupla camada= Fosfolipídeos;
  2. Bolinhas grandes= Proteínas;
  3. Pontinhas dos alfinetes= Carboidratos;
  4. Palitos= Parte hidrofóbica dos fosfolipídeos.
Perguntas interessantes