Melhoria Continua e PDCA, em que isso pode auxiliar o empreendedor?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O PDCA é uma das ferramentas da qualidade que consiste em 4 etapas: Plan, do, check and act. Sendo assim, primeiro planejasse o que pretende produzir ou como montar o negócio, em seguida realiza de acordo com o planejado, depois faz um check-up buscando identificar o que não foi operado como planejado e ainda, o que foi feito de acordo com o planejado, mas não funcionou como era esperado, sendo assim, traça-se possíveis planos de melhorias as quais devem ser operados na etapa do act do ciclo e como trata-se um ciclo contínuo, ao voltar na etapa no plan refaz o planejamento afim de melhora-lo nas falhas identificadas e seguem com todas as etapas novamente.
Bom, vamos a pergunta agora, sobre como o PDCA pode auxiliar o empreendendor.
É sabido que inúmeros negocios não se mantém operantes por mais de um ano de funcionamento. Quando se analisa o porque dessa rotatividade de abertura e fechamento de empresas, constata-se que entre os motivos está a falta de planejamento do empreendedor. Sendo assim, o PDCA além de enfatizar o planejamento permite que ele sempre seja refeito, isto é, a cada ciclo ele deve ser revisado e tal postura permite a adoção de melhorias contínuas por parte da empresa. Esse movimento, de replanejar e de adoção de melhorias contínuas é importante no sécm XXI, pois o mercado está cada vez mais competitivo e mutável, sendo assim, a adoção dessas medidas permitem a adequação da empresa nesse cenário.
Resposta:
PDCA é uma ferramenta de gestão, é aplicada visando o aumento dos resultados e performance da empresa, atuando a partir de 4 ações: Planejar (definir objetivos), Executar (planos colocados em prática), Checar (analisar cada processo) e Agir (criar estratégia para combater as falhas). O Objetivo é compreender de que forma as falhas surgem e como devem ser solucionadas. O PDCA pode ser um método continuo e otimizado para análise do processo produtivo da empresa, traz ais confiabilidade e eficácia na execução das atividades. por se tratar de um ciclo continuo, o planejamento está sempre presente, permitindo que se antecipe a tomada de decisão. por trazer uma importante chance de aprimoramento, o ciclo PDCA faz com que as pessoas fiquem mais interessadas e engajadas com a gestão, os colaboradores se atentam com maior intensidade a falhas e possíveis melhorias, além de conectarem com a execução correta de todas as etapas. PDCA é um elemento poderoso, se usado de forma correta.
Explicação:
Boa sorte!