Direito, perguntado por bahkarinep9xlgf, 1 ano atrás

Melhor explicação para Brasileiro NATO e brasileiro naturalizado?

Soluções para a tarefa

Respondido por CalazansRodrigues
4
Nato é nascido no Brasil. É natural do Brasil.
Naturalizado é se tornar Brasileiro. Alguém que não é nascido no país mas por algum motivo conseguiu ser "considerado" brasileiro.
Respondido por luizguimellop9wz69
5
O brasileiro naturalizado é estrangeiro que, através do processo de naturalização, adquire a nacionalidade brasileira, por opção do indivíduo, também considerada nacionalidade derivada, porque depende do ato voluntário do agente.

Já brasileiro nato são os caracterizados no Art. 12 da CF discorridos abaixo.

"a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país" - neste caso um dos pais deve estar a serviço de seu país de origem, ou seja, se o estrangeiro tiver um filho em território brasileiro e estiver a serviço de outro país (americano a serviço da Itália, por exemplo) a criança ainda assim será considerada brasileira nata. Cabe ressaltar também que, se um dos pais for brasileiro, mesmo que o outro esteja a serviço do país de origem, a criança também será brasileira, já que a exceção exige que os dois tenham nacionalidade de outro país.

"b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil" - assim, a criança será considerada brasileira nata independente de qualquer providência.

"c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira" - neste caso, o critério adotado para aquisição da nacionalidade é o "jus sanguinis". Em muitos casos não há possibilidade da pessoa permanecer com mais de uma nacionalidade, então deverá declarar a vontade de optar pela brasileira, sendo que tal opção pode ser feita a qualquer tempo e somente poderá ser manifestada pelo interessado (caráter personalíssimo). Nesta situação, a nacionalidade é gerada no momento em que a pessoa passa a residir no Brasil e, atingida a maioridade, a opção torna-se condição suspensiva da nacionalidade e ocorre em processo de jurisdição voluntária, com sentença com efeito "ex tunc"."

Perguntas interessantes