História, perguntado por g4t0nt03000, 6 meses atrás

MEGA URGENTE, PFV ME AJUDEM!!!


1. Quais as principais teorias sobre a chegadas dos seres humanos no continente americano?
2. Quais os principais tipos de evidências arqueológicas auxiliaram nas hipóteses do povoamento da América?
3. Quais foram os principais motivos da extinção de vários animais da megafauna?
4. Quem foi "Luzia, a primeira brasileira"? Que tese foi proposta a partir das pesquisas sobre o crânio dela?

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelamnbailarina
3

Resposta:

1)-Atualmente, existem duas teorias que tentam explicar a chegada do homem ao continente americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering.

2)-Fosseis, instrumentos de caça , etc.

3)- Em muitos casos, foram naturais. Principalmente ligadas à mudança climática, pela variação de temperatura que afetou grandes animais pouco flexíveis. Quando o clima esquentou, as savanas cederam espaço às florestas e os grandes herbívoros perderam suas pastagens. A natureza se fragmentou e a qualidade da alimentação decaiu. Subiu o nível dos mares, inundando áreas antes comodamente habitadas pela fauna.

4)- ser humano mais antigo já encontrado no Brasil é chamada Luzia. Ela não é só a 'brasileira' mais antiga, mas também o segundo mais antigo ser humano encontrado nas Americas (o primeiro foi descoberto no México). Sua ossada data de 11 mil anos atrás, com características Africanas e Australianas.

Sua datação foi feita a partir de análises de carbono e de DNA, comparando com outras amostrar. Através de gráficos comparativos, puderam descobrir que os humanos migraram para o a América do Sul antes do que imaginavam e que vieram do Pacífico Sul e África.

Infelizmente, tanto o crânio quanto a reconstituição do rosto de Luzia foram perdidos no incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, porém, conseguiram recuperar 80% da ossada.

Explicação:

1)-Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos. Esses teriam se movido por meio das correntes marítimas que os conduziram.

De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram separados por 85 km. Segundo essa teoria, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. A partir daí o homem migrou até a parte meridional do continente americano. Essas são teorias que possuem maior aceitabilidade no meio científico, mas não se tem certeza quanto às suas afirmações.

Perguntas interessantes