meeeeeeeeeeeeeee ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaa por favor
a sífilis representa um grande desafio para a saúde pública, em especial ,em países como o Brasil ,dentro responsável por uma série de desfechos desfavoráveis, particularmente o caso comece a mulher no período gestacional pelas graves recursos que a mesma pode causar à saúde perinatal.Sobre essa doença relacione os principais sintomas representados na fase inicial secundária e terciária. (1,5pontos).
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sífilis adquirida recente (com menos de 1 ano de evolução), com tres fases: primária (Também chamada de crânco duro)
Essa fase, que é chamada também de “cranco sifilítico”, caracteriza-se pela presença de lesão rosada ou ulcerada geralmente única, pouco dolorosa, com base endurecida, fundo liso, brilhante e secreção serosa escassa. A lesão aparece entre 10 a 90 dias após o contato sexual com a pessoa infectada. No homem, a lesão aparece com maior frequência na glande e no prepúcio. Na mulher, é mais comum nos pequenos lábios, na parede vaginal e no colo do útero, podendo estender-se também para outras regiões do corpo
secundaria:
Caracteriza-se pela presença de lesões não ulceradas na pele e nas mucosas, depois de seis a oito semanas do aparecimento da sífilis primária. Pode causar febre, inflamação na garganta, gânglios enfartados em varias regiões do corpo, perda de cabelo, diminuição de peso, perda de apetite, erupções cutâneas avermelhadas ou arroxeadas na planta dos pes, na palma das mãos (rubéolas sifilíticas) e lesões úmidas nas genitais.
Sífilis adquirida tardia (com mais de 1 ano de evolução), com duas fases: latente tardia e terciária.
Latente recente e tardia:
É a forma de sífilis adquirida na qual não há sinais ou sintomas clínicos. Essa fase assintomática pode ser interrompida com o aparecimento dos sintomas das fases primária e secundaria.
Terciária:
Os sintomas aparecem entre três e doze anos após a infecção, principalmente através de lesões da pele e das mucosas. o paciente infectado pode ter doenças na medula espinhal (neurossífilis), nos olhos e em outros órgãos.