Filosofia, perguntado por DEKDNEIDIEJ, 10 meses atrás

MEEE AJUDEM PORFAVOR

PRECISO DE UMA PESQUISA OU 1 RESUMO DE CADA UM DELES
- Heráclito;
- Empédocles;
- Demócrito.

Soluções para a tarefa

Respondido por manuluna05
0

Resposta:

Tentei resumir com alguns sites que pesquisei para fazer os textos, espero que ajude.

Explicação:

Heráclito

Foi um pensador e filósofo pré-socrático conhecido como o "Pai da Dialética". Nasceu em 540 a.C., na cidade de Éfeso. Pertencia à família real da cidade e não apreciava a vida pública, se afastando de temas como a arte e a religião. Tinha uma personalidade orgulhosa e esnobe, sendo muito criticado pelo povo.

Ele queria transmitir a ideia de que tudo que existe é uma manifestação da unidade da qual o homem faz parte. As transformações, segundo o filósofo, são consequências da tensão entre os opostos, da ação e reação. Segundo ele, o sol é novo a cada dia e o universo muda e transforma-se infinitamente a cada instante.

Recebeu o nome de "filósofo do fogo" porque defendia a ideia de que o agente transformador é o fogo. Ele purifica e faz parte do espírito dos homens. 

Empédocles

Ele foi um filósofo pré-socrático e defensor da democracia. Foi também um médico, dramaturgo, político e poeta. Nasceu em 492 a.C., na cidade de Agrigento. Expressou em belos versos o seu modo de pensar bem como seu conhecimento sobre a Natureza e sobre religião.

Para Empédocles, a origem do universo somente poderia ser explicada pela união de vários elementos, sendo eles: o fogo, a água, o ar e a terra. Esses elementos seriam misturados de acordo com dois princípios universais opostos: o amor (philia), que leva a harmonização; e o ódio (nekos), associado com a separação.

O amor seria responsável pela força de atração, enquanto o ódio, pela força de repulsão. 

Demócrito

Foi filósofo e historiador grego pré-socrático que descreveu a "Teoria Atômica". Nasceu em 460 a.C., na cidade de Abdera. Descendente de família nobre, viveu em diversas cidades, aprofundando seus conhecimentos.

Foi um estudioso nas áreas da matemática, física, astronomia, ética, filosofia, linguística, natureza, música. Segundo ele, o átomo, parte indivisível e eterna, que permanece em constante movimento, é o elemento primordial, o princípio de todas as coisas. Segundo ele, o universo está composto de dois elementos básicos: o vácuo e os átomos.

Além disso, propôs um sistema cosmológico e convencionalismo linguístico. 

Perguntas interessantes