Química, perguntado por MillaVelascoS2, 10 meses atrás

MEEE AJUDEEEMMM PFFFF!! 50 pts

Anexos:

Usuário anônimo: escrevi muito para você entender. Espero que consiga entender.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Embora não seja 50 pontos, responderei assim mesmo.

Primeiro é preciso que você tenha conhecimento da distribuição de Linus Pauling (ver figura em anexo), pois é a partir desse diagrama que se faz a distribuição eletrônica. Para fazer a distribuição veja o número atômico na tabela periódica, como para átomos neutros o número atômico é igual ao número de elétrons, usa-se o valor do número atômico como a quantidade de elétrons presente no átomo.

a)

₁₉K  = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s¹ (camada de valência é 4s¹, tem apenas um elétrons, por isso ele perde 1 elétron para ficar com octeto na valência. Ao perder esse elétron a nova camada de valência dele passa a ser a 3s² 3p⁶ que tem 8 elétrons ficam mais estável, conforme a regra do octeto)

₃₅Br = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s² 3d¹⁰ 4p⁵ (a camada de valência dele tem 7 elétrons 4s² e 4p⁵, por isso ele ganha 1 elétron para formar o octeto)

Como o K perde um elétrons ele forma o cátion: K⁺

Como o Br ganha um elétrons ele forma o ânion: Br⁻

Ligação entre eles é:  KBr

b)

₁₉K  = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s¹ (camada de valência é 4s¹, tem apenas um elétrons, por isso ele perde 1 elétron para ficar com octeto na valência), por isso forma o cátion: K⁺

₁₆S = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁴ (camada de valência tem 6 elétrons - 3s² e 3p⁴, para completar o octeto ele precisa ganhar 2 elétrons), por isso forma o ânion =  S²⁻

O composto formado por estes elementos tem que ter carga total igual a zero, por isso é preciso de dois K⁺ para cada um S²⁻, para poder ficar com carga total de zero. sendo duas positivas e duas negativas. Assim, o composto formado por ele é: K₂S.

c)

₁₂Mg = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² (a camada de valência - 3p² - tem 2 elétrons para completar o octeto é mais fácil perder 2 elétrons do que ganhar 6, por isso ele perde 2 elétrons e a camada de valência passa a ser a 2s² 2p⁶ com 8 elétrons.) Como ele perde dois elétrons o cátion formado por ele é: Mg²⁺.

₁₆S = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁴ (camada de valência tem 6 elétrons - 3s² e 3p⁴, para completar o octeto ele precisa ganhar 2 elétrons), por isso forma o ânion =  S²⁻

Como ambos tem a mesmo valor de carga só que sinais aposto precisa de apenas um átomo de cada para formar uma substância com carga total igual a zero que é: MgS (que é a união de Mg²⁺ + S²⁻)

d) ₁₂Mg = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² (a camada de valência - 3s² - tem 2 elétrons para completar o octeto é mais fácil perder 2 elétrons do que ganhar 6, por isso ele perde 2 elétrons e a camada de valência passa a ser a 2s² 2p⁶ com 8 elétrons.) Como ele perde dois elétrons o cátion formado por ele é: Mg²⁺.

₁₇Cl = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁵ (como o cloro tem 7 elétrons na camada de valência - 3s² 3p⁵ - ele precisa apenas ganhar mais um elétron para completar o octeto) por isso ele forma o ânion: Cl⁻

O composto formado por magnésio e cloro é o MgCl₂, pois como o Mg tem carga +2 é preciso 2 cloros com carga -1 para formar um composto químico (carga total zero).

e)

₁₃Al = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p¹ (Ele tem 3 elétrons na camada de valência - 3s² 3p¹ - para completar o octeto é mais fácil perder 3 elétrons do que ganhar 5, por ele perde 3 elétrons ficando com a camada de valência = 2s² 2p⁶) por isso o cátion formado por ele é : Al³⁺.

₈O = 1 s² 2s² 2p⁴ (Possui 6 elétrons na camada de valência - 2s² e 2p⁴, por isso ele ganha 2 elétrons para completar o octeto) por isso ele forma um ânion do tipo O²⁻.

O composto formado por Al e O é o seguinte: Al₂O₃ é preciso 3 oxigênios com cara -2 (total de -6) para igualar as cargas com 2 alumínios (carga total de +6) para formar o composto óxido de alumínio (sem carga).

Anexos:

MillaVelascoS2: Ksks obg, desculpa pelos pontos
Usuário anônimo: o mais importante é que você tenha entendi.
Respondido por mundodesenhos8
0

Resposta:

₁₉K  = 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s¹

Perguntas interessantes