Filosofia, perguntado por iguuh17, 1 ano atrás

Meee ajudeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem pfv :/

explique conceito de liberdade segundo martin heidegger !

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Respondido por Quel220
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3 A LIBERDADE EM HEIDEGGER: UMA QUESTÃO DE AUTENTICIDADE E
DECISÃO EM FACE DA MORTE
A experiência é poder-ser e isso significa projetar, de modo que,
essencialmente, a existência é transcendência, vista por Heidegger como
superação. Destarte, para Heidegger, as coisas do mundo são utensílios em função
do homem que é projeto. Heidegger emprega importante conceito acerca do dasein que é o ser-no-mundo. O homem, por estar-no-mundo, como existência, poder-ser,
projeto, transcendência, significa, originalmente que faz do mundo o projeto de seu
agir. “É a transcendência que institui o projeto ou esboço de um mundo: esse é ato
de liberdade – aliás, para Heidegger, é a própria liberdade.” Entretanto, nesse ato de
liberdade, o homem é limitado pelos utensílios que são o mundo. Portanto, ao se
dizer que o homem está-no-mundo, tal fato traduz o cuidado do dasein quanto aos
acontecimentos concernentes ao seu projeto, em face de uma realidade-utensílio,
que é plataforma de ação. O homem não é espectador inerte do mundo, mas se
relaciona com o que nele ocorre de modo a modificá-lo e, por consequência, o
dasein modifica-se. No mundo, as coisas são instrumentos, mas podem ser úteis
para a composição de um projeto quando compreendidas cientificamente. “[...] O
homem compreende uma coisa quando sabe o que fazer dela, do mesmo modo
como compreende a si mesmo quando sabe o que pode fazer consigo, isto é,
quando sabe o que pode ser”. Heidegger desconstitui a certeza gnosiológica da
Idade Moderna de que o conhecimento ocorre no interior da mente e encerra-se
nela, centrada na qualidade interior do sujeito, como se fosse mônada, modo
originário de compreensão do mundo. Ao contrário, o sujeito é aberto ao
conhecimento. Dessa forma, o ser-com-os outros também é existencial, pois não há
sujeito individual sem os outros e sem mundo. Assim “[...] como o ser-no-mundo do
homem se expressa pelo cuidar das coisas, do mesmo modo o seu ser-com-os-
outros se expressa pelo cuidar dos outros [...]”. Diante disso, o sujeito pode optar por
dois caminhos: deixar de ocupar-se com os outros ou ajudá-los “[...] a conquistar a
liberdade de assumir seus próprios cuidados”. A primeira hipótese denota atitude
inautêntica, pois há apenas um estar junto. A segunda traz a compreensão de ação
autêntica pelo coexistir.

Qualquer coisa, resuma! Abraço.
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