Mee ajudeeeeeeemmm, é praa aagooooraaaa!!!!!! MELHOR RESPOSTA
O ciclo do ouro é a época em que a extração e exportação do ouro figurava como
principal atividade econômica no período colonial. Teve seu início no final do século
XVII, A descoberta do ouro (fins do século XVII) atraiu pessoas de várias partes do Brasil e da Europa para a região das Minas Gerais. O primeiro fenômeno ocasionado foi o aumento da população local, seguido de forte geração de riqueza e de estruturas de poder inclusive com mão de obra escrava. Formou-se, assim, uma sociedade bastante diversificada.
Os ricos naquela época eram os proprietários de grandes lavras, os contratadores, os
altos funcionários do governo de Minas, os grandes comerciantes, e os representantes da Coroa Portuguesa, que além do poder político auferiam participações na arrecadação realizada. Um engano fácil que se comete na leitura superficial da história do Ciclo do Ouro é imaginar que tudo ocorria num cenário de tranquilidade e mansidão. Ocorreram revoltas de escravos, de indígenas, de garimpeiros, e mesmo da sociedade branca intermediária que protestava contra as exigências de produção mineral ou de transferência de recursos para os portugueses.
As camadas médias: formadas por artesãos (carpinteiros, alfaiates, ourives),
profissionais liberais (advogados, médicos), padres, garimpeiros, donos de vendas,
roceiros e alguns artistas (entalhadores, músicos, pintores).
Os homens livres pobres: em sua grande maioria eram mestiços e negros, aqueles que não tinham posição social definida. Eram chamados pelas autoridades de vadios, pois, perambulavam pelos arraiais pedindo esmola, comida, brigando nas vendas ou praticando pequenos furtos.Quando se precisava de pessoas para serviços pesados ou perigosos, esses homens eram procurados. Construíam ruas, estradas, presídios, faziam a segurança pessoal de ricos, combatiam indígenas e destruíam quilombos.
Os escravizados: não realizavam tarefas ligadas apenas à mineração. Transportavam
mercadorias e pessoas, construíam estradas, casas, comercializavam pelas ruas e lavras
1. Segundo o texto é correto afirmar que o período do Ouro foi
marcado por um cenário de tranquilidade e mansidão? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O período do Ouro não foi marcado por um cenário de tranquilidade nem da mansidão, pois ocorreram muitas revoltas devido a quantidade do Ouro e o trabalho escravo, as revoltas foram de escravos, indígenas, garimpeiros e até de pessoas brancas
Explicação:
"Um engano fácil que se comete na leitura superficial da história do Ciclo do Ouro é imaginar que tudo ocorria num cenário de tranquilidade e mansidão. Ocorreram revoltas de escravos, de indígenas, de garimpeiros, e mesmo da sociedade branca intermediária que protestava contra as exigências de produção mineral ou de transferência de recursos para os portugueses." esse é uma parte do texto que está do primeiro paragrafo se não me engano
espero ter ajudado
marca como melhor resposta pfv