Medidas de dispersão medem o grau de variabilidade dos elementos de uma distribuição, avaliando o quanto os dados se distanciam do valor central. As medidas de dispersão também avaliam o grau de representação da média. Baseado nesta afirmativa destaque as principais medidas de dispersão e suas características.
Soluções para a tarefa
As medidas de dispersão tem por objetivo determinar o grau de dispersão dos valores de um determinado conjunto em relação a média do mesmo, a medidas de dispersão mais comuns e mais utilizadas são a variância e o desvio padrão.
- Variância: é o resultado da divisão entre a soma do quadrado dos desvios e o número de elementos. Podendo ser calculada pra uma população ou uma amostra de dados.
- Desvio Padrão: O desvio padrão é outra medida de dispersão amplamente utilizada, o valor dessa medida é obtido através da raiz quadrada da variância.
Resposta:
As medidas de dispersão são usadas para obter o grau de variabilidade dos elementos de um conjunto de informações. Amplitude e desvio são os mais fundamentais desses cálculos
Explicação:
Amplitude: Em um conjunto de informações numéricas, a primeira medida de tendência central é chamada amplitude e é obtida a partir da diferença entre a maior informação da lista e a menor.
Desvio: Em um conjunto de informações numéricas, o desvio é a “distância” de cada uma dessas informações até a média aritmética delas. Matematicamente, o desvio é obtido subtraindo cada um dos valores de um conjunto de informações da média aritmética desse conjunto.
Assim, os desvios devem ser calculados para cada elemento desse conjunto
Variância: é o resultado da divisão entre a soma do quadrado dos desvios e o número de elementos. Podendo ser calculada pra uma população ou uma amostra de dados.
Desvio Padrão: O desvio padrão é outra medida de dispersão amplamente utilizada, o valor dessa medida é obtido através da raiz quadrada da variância.