Português, perguntado por talesakaras, 9 meses atrás

Médico debocha de paciente na internet e é demitido. Pacientes e internautas ficaram indignados com a postura do funcionário.
Um médico plantonista do hospital público Santa Rosa de Lima, administrado pela Santa Casa de Serra Negra, em São Paulo, foi afastado do trabalho após ter uma foto divulgada em seu Facebook em que debocha de um paciente que não falou corretamente as palavras “pneumonia” e “Raio-X” em uma consulta.
O médico em questão publicou em sua rede social a imagem de um receituário em que se lê: “Não existe peleumonia e nem raôxis”. A postagem foi comentada pelas funcionárias do hospital, que também foram demitidas.
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) informou que vai instaurar uma sindicância para avaliar a postura do profissional.
O caso ganhou repercussão depois que a denúncia foi publicada na coluna “Comentando”, e outros pacientes e internautas ficaram indignados com a postura do clínico geral. A diretoria do Hospital Santa Rosa de Lima publicou uma nota em que repudia o comportamento dos ex-funcionários.

Das opções que seguem, a que está correta, segundo as regras de acentuação vigentes, é:
Opções de pergunta 9:

a)
"Após e lê" estão acentuadas, pois são paroxítona e monossílaba, respectivamente

b)
"Repercussão e sindicância" estão acentuadas, pois são paroxítonas terminadas em ditongo.

c)
"Funcionárias e receituário" são acentuadas porque se enquadram na mesma regra, nesse caso, as duas são paroxítonas terminadas em ditongo.

d)
"Médico, público e clínico" estão acentuadas por serem proparoxítonas em que o acento agudo se apresenta sobre a semivogal.

e)
"Receituário" é uma oxítona acentuada, pois termina com a letra –o, enquanto que "lê" é uma monossílaba tônica, por isso está acentuada.

Anexos:

larem38406: Letra C

Soluções para a tarefa

Respondido por manolo9095
7

Resposta:

letra C

Explicação:

Perguntas interessantes