Medicina e Psicologia, apesar de trabalharem em conjunto e de maneira muito próxima no contexto hospitalar, são saberes que se apoiam em diferentes epistemologias e modelos de compreensão dos fenômenos e seres humanos. Sobre o conceito de sintoma, para a psicologia e para a medicina, é correto afirmar:
Soluções para a tarefa
Psicologia e Medicina entendem que "os sintomas são correlatos de doenças ou desordens, o objetivo do tratamento médico e psicológico é compreender o que o sintoma representa para atuar em sua causa, cada ciência à sua maneira".
O conceito de sintoma
O termo sintoma inclui tanto as vivências e experiências subjetivas relatadas pelo paciente por meio de suas queixas, quanto dados observados pelo examinador.
Nesse sentido, os sintomas possibilitam a identificação de alterações, a formulação de diagnósticos e o fornecimento de tratamentos específicos para cada caso.
Assim, psicólogo e médico, cada um a partir de seu saber, se dedicam a atuar nas causas dos sintomas, possibilitando um tratamento mais efetivo que resolva/minimize o problema em sua raiz.
Como sua tarefa está sem as alternativas, colocarei elas abaixo:
- a. Ambas as práticas, medicina e psicologia, têm como foco trabalhar o sintoma no sentido sua erradicação.
- b. Os sintomas são correlatos de doenças ou desordens, o objetivo do tratamento médico e psicológico é compreender o que o sintoma representa para atuar em sua causa, cada ciência à sua maneira.
- c. Psicologia e medicina compreendem os sintomas segundo a mesma lógica e objetivo diagnóstico.
- d. Sintoma é sinônimo de doença para a medicina.
- e. Sintoma é sinônimo de doença para a psicologia.
Aprenda mais sobre ciências da saúde:
https://brainly.com.br/tarefa/52556463
#SPJ5