Mediado por agências que compõe a Organização das Nações Unidas (ONU), as reformas educacionais no Brasil e na América Latina realizaram-se sob forte impacto de avaliações diagnósticas, relatórios e documentos, gerados no âmbito dos organismos internacionais.
OLIVEIRA, C. M. de; LOPES, M. C. R.; SOUZA, V. de F. M. de. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2018.
Assinale a alternativa que contempla somente agências que compõem a Organização das Nações Unidas (ONU).
Alternativas
Alternativa 1:
Banco Mundial, Plano Decenal Educação para Todos e Movimento Todos pela Educação.
Alternativa 2:
Organização Internacional do Trabalho, Banco Mundial e Organização Mundial sobre Educação para Todos.
Alternativa 3:
Fundo Monetário Internacional, Comissão dos Direitos Internacionais para a Educação e Plano Decenal Educação para Todos.
Alternativa 4:
Fundo das Nações Unidas para a Infância, Banco Mundial e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Alternativa 5:
Fundo Monetário Internacional, Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, Organização Internacional do Trabalho e Organização dos Direitos Internacionais para a Educação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4: Fundo das Nações Unidas para a Infância, Banco Mundial e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Explicação:
Pag. 30 do livro digita, com tópico: Organizações Internacionais: Propostas para a Educação Brasileira.
"As reformas educacionais no Brasil e na América Latina realizaram-se sob forte impacto de avaliações diagnósticas, relatórios e documentos, gerados no âmbito dos organismos internacionais, como as agências que compõem a ONU: BIRD – Banco Mundial (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento); CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina e Caribe; FMI – Fundo Monetário Internacional; OIT – Organização Internacional do Trabalho; Instituições voltadas para a cooperação técnica, como o Programa das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura – UNESCO, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, entre outras.