MEAJUDEM PFVV
Leia o texto e responda às questões 10 e 11.
O livro Nuno descobre o Brasil conta, por meio de um diário fictício, a história do menino Nuno, que as narra aventuras que vivenciou em 1500, quando embarcou como grumete na esquadra de Pedro Álvares Cabral, leia um trecho:
A manhã do dia 9 de março de 1500 foi inesquecível. [...]
Assim que saí à rua, levei um susto. Havia mais gente ali do que peixinhos no mar, ou estrelas no céu, ou minhocas na terra. Parecia que todos os sessenta mil moradores de Lisboa tinham vindo ver a partida da frota.
[...]
Quando o capitão Pedro Álvares Cabral, o rei e o bispo saíram da capela, o povo bateu palmas e os músicos tocaram flautas e tambores.
Dali fomos levados até o porto, onde estavam ancoradas as embarcações. Eram treze: dez naus e três caravelas. A nau capitânia era a maior e a mais bonita de todas, só nela viajariam quase duzentas pessoas.
[...]
Tiros de canhão foram disparados. Ficamos empolgados e gritamos:
“Viva o rei! Viva o rei!”
PIMENTA, Marcus Aurelius e TORERO, José Roberto. Nuno descobre o Brasil. Companhia das Letrinhas, 2010. p. 40-42.
Glossário:
Grumete: aprendiz de marinheiro. A bordo das embarcações, eram os responsáveis pela limpeza e por diversos outros trabalhos.
Esquadra: conjunto de navios, embarcações.
Nuno se assustou com o entusiasmo da população portuguesa diante da partida das embarcações comandadas pelo capitão Pedro Álvares Cabral. Essa euforia ocorria porque:
A
caso viajassem em segurança e chegassem ao destino, aumentariam as riquezas dos territórios e povos conquistados, como os africanos e os habitantes das terras que hoje chamamos de América.
B
desejavam boa sorte aos marinheiros na viagem até o Oriente. Ao chegar às Índias, esses homens iniciariam o plantio de cana-de-açúcar, garantindo a exploração do território e enriquecimento de Portugal.
C
o crescimento da população de Portugal preocupava os habitantes. Eles viam as navegações como possibilidade de enviar os marinheiros para viver em outros continentes, como a África ou às terras que hoje chamamos de América.
D
caso bem-sucedidas, as embarcações voltavam carregadas com especiarias, o que aumentaria as riquezas de Portugal, além da possibilidade de conquistar novos territórios.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a letra D) caso bem-sucedidas, as embarcações voltavam carregadas com especiarias, o que aumentaria as riquezas de Portugal, além da possibilidade de conquistar novos territórios.
A caravana de Pedro Álvares Cabral tinha como intuito dar continuidade aos trabalhos de Vasco da Gama. A ideia era descobrir o caminho das índias, trazer especiarias para que Portugal ganhasse lucros com suas vendas. Neste período, as ervas, cravo, gengibre, açafrão por exemplo eram de grande valia e poderia aumentar ainda mais a riqueza lusa, além da possibilidade de expandir territórios com novas conquistas.
Bons estudos!
Perguntas interessantes