História, perguntado por valmiravbfer, 1 ano atrás

ME SOCORRAM 01- Vimos que, desde o final do século XIX, várias revoltas, já no período republicano, se manifestaram no Brasil, de norte a sul, buscando melhores condições de vida, de trabalho e uma política mais representativa e menos opressora. Foram conflitos como Canudos, Revolta da Vacina, Contestado, Revolta da Chibata e demais situações que mais tarde caracterizaram o chamado Tenentismo. A própria Guerra do Contestado teve seus desdobramentos até 1915. Dois anos depois, em 1917, o Brasil assistiu a primeira grande greve geral promovida por trabalhadores operários de São Paulo. Esse evento teve uma importante conexão com a conjuntura internacional refletida no país. Identifique tal situação e justifique seu desdobramento aqui no Brasil. Use no máximo 6 linhas.

02 - No mesmo período, primeiras décadas do século XX, surge Tenentismo no Brasil, com marcantes desdobramentos e abrangência territorial relevante. O que caracterizou esse novo movimento? Use até 5 linhas para sua resposta.


valmiravbfer: É atd1- Historia do Brasil III...agradeço quem me ajudar

Soluções para a tarefa

Respondido por Ericaferrarigrasioli
7
Esta politização se deu em parte graças à ideias e princípios organizacionais aportados no país junto com trabalhadores europeus italianos e espanhóis que imigraram para o Brasil buscando melhores condições de vida a partir da segunda metade do século XIX. Enquanto os espanhóis permaneceram no meio urbano, ao aportarem no Brasil, as famílias de imigrantes italianos tiveram destinos diversos. No estado de São Paulo, ainda que em regime assalariado os italianos passaram a substituir a mão de obra escrava nas fazendas de café, enquanto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina os italianos foram enviados para a região da serra onde receberam lotes de terra não trabalhada para desenvolver atividades produtivas, sem conhecer as especifidades dos solos e do clima da região.

valmiravbfer: Obrigada Erica amiga...bjus
claudiamachadoc: 2- Ele surgiu entre os militares e oficiais de baixa patente e defendiam a moralização da vida política, principalmente no que se referia ao fim da corrupção e dos privilégios. Alguns historiadores viram no tenentismo um movimento porta-voz da classe média, que crescia em número e desejava ascensão social e política; foi um acontecimento político-militar que levou à deposição do presidente Washington Luís
Ericaferrarigrasioli: dinada ;)
Perguntas interessantes