Me salvem!!!
Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões. "Em uma casa mora uma família de 5 pessoas, são eles: o pai, a mãe, os dois filhos e a avó materna. A avó materna já está aposentada. O pai e a mãe trabalham e ganham um salário mínimo cada um. Os dois filhos têm 14 e 15 anos de idade, estão apenas frequentando a escola no período da manhã e à tarde ajudam nas tarefas de casa. As despesas desse lar são basicamente as contas de água, luz, gás, aluguel do imóvel, internet, alimentação e remédios para a avó que está acamada. Porém, durante os meses, alguns imprevistos também acontecem, como conserto da calha da casa, conserto do carro, compra de roupas, entre outros."
Considerando o texto apresentado, identificamos as pessoas que residem em uma casa e quais são suas tarefas e como é um pouco da rotina dos moradores. Para que eles consigam arcar com os seus custos de vida, tendo desejos e necessidades de todos atendidos, é importante que haja um controle das finanças do lar, e isso pode ser feito a partir do planejamento orçamentário.Pessoas mais organizadas inevitavelmente erram menos em suas escolhas, e o planejamento financeiro familiar não será eficiente, se não houver um controle do orçamento do lar (CERBASI, 2015).
CERBASI, Gustavo. Como organizar sua vida financeira: inteligência financeira pessoal na prática. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
1) Escolha a alternativa correta que informa como iniciar um planejamento orçamentário: *
1 ponto
a) Identificando despesas e receitas.
b) Pagando as contas e guardando os boletos.
c) Perguntando para um contador.
d) Reduzindo gastos para ver se sobra dinheiro no fim do mês.
Conforme o texto anteriormente apresentado, vimos que, em uma casa, as despesas mensais ocorrem. Para tanto, é preciso trabalhar para arcar com esses gastos, bem como controlar todas essas finanças.“O orçamento doméstico pode ser definido como uma planilha, na qual são anotados todos os gastos e despesas familiares, mesmo as variáveis e os considerados irrisórios, e tem por objetivo proporcionar um panorama geral da vida econômica e dos hábitos familiares” (HALLES, SOKOLOWSKI, HILGEMBERG apud ARÊAS, 2013, p. 66).
ARÊAS, Fabio Leopoldo Camurugi. Orçamento familiar como forma de planejamento para consumo de participantes de classes sociais distintas: uma pesquisa realizada na Associação Atlética BANEB (AABANEB). 2013. Monografia (Graduação). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2013.
2) Escolha a alternativa correta englobando todos os tipos de despesa ( informando algumas das despesas de uma família): *
1 ponto
a) Despesas fixas (água e luz) e despesas eventuais (aluguel e condomínio).
b) Gastos do dia a dia, gastos do mês e gastos do ano.
c) Salário dos pais, responsáveis e dos filhos, se trabalham.
d) Despesas fixas, como aluguel, despesas variáveis, como conta de luz, e despesas eventuais (conserto do carro).
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
1. Para iniciar um planejamento orçamentário, é necessário que seja feita a identificação das despesas e receitas, para a partir daí, começar o planejamento. Dessa maneira, podemos indicar que a alternativa correta para essa questão é a letra a).
2. Todos os tipos de despesa existentes estão englobados na alternativa d), pois há as despesas fixas como o aluguel, que é um valor fixo todo mês, há as despesas variáveis, pois elas variam de acordo com seu uso e valores, e há também as despesas eventuais, que são as despesas que não há como prever e que é necessário um gasto.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/41591078
Anexos:
Perguntas interessantes
Filosofia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás