ME HELPPPPPPPPPPPPPPPPPPP!!!!!!!!!!!!!
Na segunda geração da poesia romântica, o nome que se destaca é Alvares de Azevedo. Leia o poema "Meu sonho" abaixo e assinale a alternativa INCORRETA: *
a)O poema é composto por versos de nove sílabas e os acentos tônicos recaem, predominantemente, nas 3.ª, 6.ª e 9.ª sílabas. A cadência rítmica dos versos, ao mesmo tempo em que confere musicalidade ao poema, sugere o deslocamento do corcel (cavalo).
b)No último terceto, o Fantasma se define como “sonho”, “febre” e “delírio”, características que indicam também a forte inquietação emocional do Eu, em um exagero de sentimentalismo. A resposta do Fantasma demonstra a impossibilidade do descanso sereno e aponta os males que levarão o Eu à morte.
O cenário e a ação se configuram como delírio. A visão que o eu lírico tem do cavaleiro se dá em um espaço sobrenatural, de pesadelo espectral e noturno, envolvendo a morte e um contexto gótico, o que vincula o poema à estética ultra-romântica.
c)As “trevas impuras” por onde galopa o cavaleiro e a “espada sangüenta” que ele traz na mão metaforizam a morte. Do mesmo modo, o Fantasma, tal como é descrito e como age, representa a ligação com a morte.
d)A influência do poeta inglês Lord Byron confere forte interesse por questões politico-sociais. O cavaleiro armado a galope faz clara referência aos ideais libertários da Revolução Francesa, nas guerras napoleônicas.
Soluções para a tarefa
Antes de qualquer coisa, é importante entender que o termo “malva-maçã”, que serve de título ao poema de Álvares de Azevedo, é o nome de uma planta. Sua folha tem o formato abaixo:
Malva-maçã
Nos versos de Álvares de Azevedo, o vegetal representa a musa; além disso, beijar essa folha, que estivera no seio da mulher amada, é imaginar-se próximo do ser idealizado.
Nos versos de José Godoy Garcia, há também a relação entre a natureza e a sensualidade da pessoa amada; no entanto, no poeta modernista, diferentemente do que acontece em Álvares de Azevedo, há uma proximidade física entre o eu-lírico e a mulher desejada, como comprova o verso: “que me acolhe com seus braços”.
Alternativa A (Certa) – Como foi dito acima, nos dois fragmentos, elementos da natureza metaforizam a sensualidade da mulher amada.
Alternativa B (Errada) – Em nenhum dos dois fragmentos, aborda-se a fidelidade do eu-lírico.
Alternativa C (Errada) – Nos fragmentos, principalmente no segundo, não se aborda a indiferença da mulher amada.
Alternativa D (Errada) – Os fragmentos não apresentam as qualidades morais da mulher amada.
Alternativa E (Errada) – Nos fragmentos, a mulher não é apresentada de forma exótica; além disso, nos versos de Álvares de Azevedo e José Godoy Garcia, a natureza não é construtiva do espaço; ela materializa, como foi dito, o desejo pela mulher amada ESPERO TER AJUDADO
esta tudo no linck https://exercicios.mundoeducacao