Português, perguntado por dudaalmeida342004, 3 meses atrás

ME HELPA PELO AMOR DE JEOVÁ 1. O texto foi publicado no século XIX, no qual havia o uso de palavras que não são mais comuns na sociedade contemporânea. Quais marcas textuais nos remetem aos termos e/ou à linguagem característica daquela época? * 1 ponto O emprego das formas verbais: justificar-me-á, principia às dez, tomarmos lugar, O que pensa não sei eu, nem disso se me dá, casar-se-á, lamentar-se-á; Escolhas lexicais: chambre, amofinações, avultado cabedal, dote, pélago. Revela a linguagem de Martins Pena, desartificiosa, simples, natural, o que não foi aceito pelo público burguês da época, acostumado a rebuscamentos, a tiradas filosóficas e a arrebatamentos estilísticos. O emprego das formas verbais: justificará, começa às dez, sentarmos, Eu não sei, nem quero saber, casará, lamentará; Revela a linguagem de Martins Pena, cheio de artifícios, complexa, formal, muito bem aceita pelo público burguês da época, acostumado a rebuscamentos, a tiradas filosóficas e a arrebatamentos estilísticos. ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por hyugasakura94
0

O questionamento acima refere à obra "O noviço", onde na cena 1 temos a presença do seguinte diálogo:

"..Qual o homem que, resolvido a  empregar todos os meios, não consegue enriquecer-se? Em mim se vê o  exemplo. Há oito anos, eu era pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais  ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas  um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver que  responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa.  As leis criminais fizeram-se para os pobres"

Resposta:

O texto publicado no século XIX apresenta o uso de uma linguagem não mais utilizada na literatura moderna. As principais marcas de um diálogo inerente a séculos passados compreendem os termos que atualmente entraram em desuso: "enriquecer-se", " justificar-me-á", "Oh, que temo eu?".

Além disso, a presença de constantes usos da ênclise nos textos também identificam marcas textuais inerentes a diálogos presentes em sociedades do século XIX .

Perguntas interessantes