Me falem costumes dos hauças, por favor?
Soluções para a tarefa
Resposta:Nascimento: Como a maior parte da lenda foi transmitida através da história oral, não há registo da data de nascimento ou da morte de Bayajida. Acredita-se que tenha nascido em Bagdade, no atual Iraque, e depois de um desentendimento com o império Kanem em Bornu, se tenha instalado em Daura, hoje Katsina (Nigéria).
Como nasce a lenda: Algumas fontes afirmam que a lenda de Bayajida surge algures entre os séculos XVI e XIX. No entanto, existem provas da sua existência na cultura Hauçá entre os séculos IX e X.
Nome: O seu nome original era provavelmente Abu Zaid. O nome que lhe foi dado pelos Hauçá - Bayajida - é atualmente uma frase: "Ba ya ji da", que significa "ele não podia perceber antes".
Serpente: Diz-se que Baiyajida matou uma cobra que vivia num poço em Kusugu, na atual Daura. A cobra já havia aterrorizado a população e tinha-a privado do uso de água, só permitindo que esta fosse retirada do poço às sextas-feiras. Conhecedor desta realidade, Bayajida ignorou os avisos e foi buscar água ao poço numa quinta-feira. Quando a serpente o atacou, ele cortou-lhe a cabeça com a sua espada.
Casamento: Como recompensa por ter morto a cobra, a Rainha de Daura, Daurama, prometeu-lhe metade do seu reino. Mas Bayajida recusou e, em vez disso, pediu a sua mão em casamento. Um acontecimento inédito, pois até aqui todas as rainhas haviam permanecido celibatárias durante toda a vida. Daurama concordou por se sentir em dívida para com ele.
Legado: Bayajida ficou conhecido por ter mudado a tradição no reino de Daura: antes da sua chegada, a monarquia de Daura tinha sido estritamente governada por mulheres. A tradição mudou do matriarcado para o patriarcado depois de Bayajida se ter casado com a rainha Daurama e os seus filhos o sucederem.
Explicação: