Sociologia, perguntado por BrunaDeborah, 10 meses atrás

me expliquem. por favor

Os movimentos sociais não apenas combatem insuficiências e problemas que atingem amplos segmentos populacionais, como a falta de condições para garantir a subsistência ou a discriminação. Eles também se voltam às novas questões que se apresentam: a precarização do trabalho, a perda de direitos conquistados, a redução de Amparo social do estado , a falta de moradia digna, entre outros fatores que conduzem diversas formas de exclusão social, provocada pelas disparidades presentes na sociedade capitalista.
por essa razão, a pobreza deve ser compreendida como um fenômeno complexo, relacionado a falta de bens e de oportunidades sociais. A exclusão social não se refere mais somente a dificuldade de sobrevivência alimentar, mas também à falta de condições para ter uma "vida digna", com acesso à educação à moradia, ao trabalho, à renda, à comunicação, ao transporte á informação. A satisfação dessas e outras condições permite as pessoas participarem é usufruírem de bens e serviços oferecidos pela sociedade e serem reconhecidos como portadoras de direitos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
13
Olá, tudo bem? 

A exclusão social é uma forma de exclusão que se fundamenta em critérios de classe social.

Imagina como o portador de uma determinada deficiência física possa ser excluído de um determinado ambiente, pois lhe faltam as condições físicas e naquele ambiente faltam rampas e outras coisas que possibilitariam o acesso daquela pessoa.

Agora imagina uma que é membro de uma classe social muito desfavorecida, por exemplo, uma pessoa muito pobre que não tenha acesso ao computador e a internet em casa. Esta pessoa poderia ser excluída de todos os ambientes que exigem o uso da internet e que são muito facilitados com o computador em casa, como, por exemplo, o acesso a este site que estamos usando aqui e agora. 

Isto é um exemplo complexo de exclusão social, não é só uma questão de casa e comida, mas é o acesso a uma ferramenta social importante e a pessoa não tem este acesso pois vem de uma classe social muito desfavorecida. 

Isto, inclusive, pode perpetuar esta condição de exclusão social: por não ter internet, é mais díficl estudar, por ser mais díficil estudar, é mais difícil arrumar um bom emprego e, por ser mais difícil arrumar um bom emprego, é mais difícil subir de classe social.

Quaisquer dúvida, sinta(m)-se livres em comentar.
Perguntas interessantes