me expliquem para que serve cada uma: função mística :
função cosmologia:
função sociológica :
função pedagógica:
Soluções para a tarefa
As funções do mito
O mito está associado ao misterioso e relata histórias que não se adequariam ou não poderiam ser escritas pelo discurso lógico da consciência.
Os mitos são como poesias que versejam metáforas e desvelam o mistério através dos símbolos.
Os mitos mostram o que é e como é sem a delimitação do racionalismo.
O contato com o mito proporciona a convivência com o significado, um elo com a essência da natureza humana e com enredos que são comuns em todas as almas humanas.
Os mitos falam da criação do mundo não para serem científicos, mas para acomodar na psique humana o deslumbramento da criação.
Os mitos falam de deuses não para ocuparem o lugar das religiões, mas para expressar os arquétipos que ligam o humano ao sagrado.
E, segundo Joseph Campbell, o mito atende a quatro funções:
Metafísica
Cosmológica
Sociológica
Psicológica
Função metafísica
Busca as explicações últimas sobre a realidade; a visão da essência das coisas e que vai além da aparência; a concepção que ultrapassa o discurso lógico ou o logos.
Função cosmológica
Esta função do mito é a que dá sentido à ordem do mundo que não pode ser explicada pela razão e que desperta na mente um senso de deslumbramento do homem e do mundo.
Função sociológica
Procura validar e apoiar uma ordem moral específica, ou seja, as mitologias atendem o campo de determinada cultura e são expressas através da linguagem e dos símbolos daquela cultura.
Esta função do mito funciona como um papel estruturante na sociedade humana e tem importância na vida diária por meio da cultura por meio de tradições e ritos de passagem.
Função psicológica
Nesta função do mito, a imagem é tida como a linguagem fundamental da alma e expressam a natureza humana.
Enfim, os mitos são caminhos para o sagrado, para o mundo interno do ser humano e ponte para o micro e para o macrocosmo.
Os mitos simbolicamente falam de questões humanas, situações cotidianas e sociais e do mais simples ao mais complexo, do superficial ao transcendente.