Biologia, perguntado por morangotoop, 6 meses atrás

me digam alguma coisa sobre a chikungunya ​

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiagg5455
1

A doença

A doença pelo vírus Chicungunha é uma infeção causada pelo vírus Chicungunha (CHIKV).[3] Os sintomas mais comuns são febre e dor nas articulações.[2] Os sintomas geralmente começam-se a manifestar de dois a doze dias após a exposição ao vírus.[3] Entre outros possíveis sintomas estão dores de cabeça, dores musculares, inflamação das articulações e erupções cutâneas.[2] Os sintomas geralmente melhoram no prazo de uma semana, embora em alguns casos a dor nas articulações se possa prolongar durante meses ou anos.As crianças mais novas, idosos e pessoas com outros problemas de saúde estão em maior risco de desenvolver formas graves da doença.

O vírus é transmitido entre pessoas pela picada de duas espécies de mosquito: Aedes albopictus e Aedes aegypti. Os mosquitos picam sobretudo durante o dia.[6] O vírus pode ainda circular entre uma série de outros animais, incluindo aves e roedores. O diagnóstico é realizado com análises ao sangue para deteção do ARN do vírus ou presença de anticorpos. Os sintomas são semelhantes aos da dengue e da febre por vírus zica. Acredita-se que após a primeira infeção a maioria das pessoas se torne imune à doença.

A melhor forma de prevenção são medidas para controlar o mosquito e evitar as picadas em regiões onde a doença é comum. As medidas de controlo mais comuns consistem em diminuir o acesso dos mosquitos a reservatórios de água e no uso de repelente de insetos e redes mosquiteiras. À data de 2016 não existia vacina nem tratamento específico. Entre as medidas recomendadas estão o repouso no leito, ingestão de líquidos e medicamentos para diminuir a febre e as dores nas articulações.

Embora a maior parte dos casos da doença ocorra em África e na Ásia, desde o ano 2000 que já foram registados surtos na Europa e na América. Em 2014 ocorreram mais de um milhão de casos suspeitos. A risco de morte é de cerca de 1 em 1000. A doença foi identificada pela primeira vez em 1952 na Tanzânia. O nome deriva da língua maconde e significa "contorcer-se"

Sinais e sintomas  

Os sintomas da febre chicungunha são característicos de uma virose, e portanto, inespecíficos. Os sintomas iniciais são febre acima de 39 °C, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. É uma doença febril aguda associada a dor intensa e frequente poliartralgia debilitante. O diagnóstico diferencial com a febre hemorrágica da dengue é extremamente importante, razão pela qual, ao aparecimento dos sintomas é fundamental buscar socorro médico.

Diferentemente da dengue, doença viral transmitida pelos mesmos mosquitos vetores, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre 6 meses e 1 ano. “Há casos de pacientes que não conseguem escrever”, diz o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho. Há estudos relatando que 40% dos pacientes que são infectados evoluem com a forma crônica da doença.

Causas

A doença é causada pela infecção pelo Chikungunya virus, um RNAss vírus, envelopado e de formato esférico. Ele pertence à família Togaviridae, e ao gênero Alphavirus. Considerado um arbovírus, por ser transmitido por mosquitos do gênero Aedes e atualmente encontrado em todos os continentes. O seu genoma tem cerca de de 12 Kb (quilobases) e codifica para cinco proteínas estruturais (que irão compor a partícula viral); E1, E2, E3, C (proteína do capsídeo), 6K e quatro proteínas não estruturais (utilizadas para a replicação do genoma e montagem da partícula); proteínas não estruturais 1 (nsP1), 2 (nsP2), 3 (nsP3) e 4 (nsP4)  

Transmissão

Aedes albopictus

A transmissão do vírus chicungunha (CHIKV) é feita através da picada de insetos-vetores do gênero Aedes, no cilo urbano, o principal vetor é Aedes aegypti (popularmente conhecido como "mosquito da dengue") e em ambientes silvestres pelo Aedes albopictus. Embora a transmissão direta entre humanos não esteja demonstrada, há de se considerar a possibilidade da transmissão in utero da mãe para o feto.

O período de incubação do vírus é de 2 a 7 dias, sendo que os sintomas surgem entre 4 e 7 dias depois da picada do mosquito.

Tratamento

Braço de vítima de chicungunha. Esse sintoma também é encontrado em outras viroses

Até 2018 ainda não havia vacina ou tratamento específico para esse vírus. Assim o tratamento é apenas dos sintomas - febre, dor e desidratação, com antipirético, analgésico e soro fisiológico, respectivamente.

(obs: se puder por como melhor resposta agradeço!)


morangotoop: Muuuito Obgda!!❤️
leticiagg5455: por nada
leticiagg5455: eu que agradeço pelos 5 pontos (risos)!
Perguntas interessantes