História, perguntado por bortmateus, 9 meses atrás

Me diga curiosidades sobre os bandeirantes

Soluções para a tarefa

Respondido por LokAmin
2

Resposta:

1. As bandeiras foram um movimento basicamente paulista, iniciado no século XVII. Os retratos costumam mostrar os bandeirantes como senhores nobres, bem vestidos, com ar elegante. Não se engane. Em sua maioria, eles eram mestiços, pobres e quase maltrapilhos. No começo, os bandeirantes capturavam índios para serem escravizados e vendidos aos fazendeiros de cana-de-açúcar. Invadiam tribos e levavam os indígenas, acorrentados, até os locais de leilão.

2. Quando o aprisionamento dos índios foi proibido, os bandeirantes mudaram de ramo. Passaram a procurar metais, desbravando o interior do país. O primeiro lugar em que o ouro pintou com força foi em Cuiabá. Entre 1693 e 1705, os paulistas descobriram as principais jazidas de Minas Gerais. Mais tarde, os bandeirantes passaram a ser contratados para sufocar rebeliões de negros ou de índios. Perseguiam também escravos fugitivos. O Quilombo dos Palmares, por exemplo, foi destruído por um grupo de bandeirantes.

3. No percurso pelo interior, quando os mantimentos começavam a diminuir, os bandeirantes paravam e montavam um acampamento. Ali faziam plantações para repor as provisões. Esses acampamentos deram origem a pequenos arraiais, que depois se tornaram municípios. Foi assim que os bandeirantes ajudaram a desbravar o país.

4. As descobertas de ouro e pedras preciosas no Brasil tornaram-se as mais importantes do Novo Mundo colonial. Calcula-se que, ao longo de 100 anos, se garimparam 2 milhões de quilos de ouro no país, e cerca de 2,4 milhões de quilates de diamante foram extraídos das rochas. Faltava gente para plantar e colher nas fazendas. Pelo menos 615 toneladas de ouro chegaram a Portugal até 1822. Toda essa fortuna não foi reinvestida no Brasil ou em Portugal: passou para a Inglaterra, que vinha colhendo os frutos de sua Revolução Industrial.


bortmateus: obgd
Respondido por mgabijp
1
Eram homens principalmente paulistas, que atuavam na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas entre outras coisa relacionadas.
Foi entre os séculos XVI e XVII

bortmateus: obgd
Perguntas interessantes