me dê um resumo sobre : Roma: da fundação à República
Soluções para a tarefa
A revolta dos patrícios que acabou com o sistema monárquico de Roma em 509 a.C. — citada no final do nosso resumo sobre a monarquia romana — iniciou o período que ficou conhecido como a República — ou “Res Pvblica”, em latim — e durou até 27 a.C., quando uma guerra civil foi o estopim para a criação do Império Romano.
A República foi um período de imensas conquistas territoriais de Roma, promovidas pelas legiões, que avançavam com facilidade sobre os povos vizinhos, acostumados a lutar mas sem preparo para encarar um exército muito bem organizado para a época.
É bom citar que o exército romano inicialmente foi concebido para a defesa, mas com o tempo e a expansão populacional, foi necessário lutar pelas terras próximas, atrás de espaço para a produção de alimentos e a influência sobre mercados externos.
São desta época as Guerras Púnicas, série de conflitos que culminou com a destruição total de Cartago, uma das mais importantes cidades da Antiguidade. Cartago é um exemplo de como a República Romana passou a encarar o mundo quando resolveu expandir suas fronteiras.
A organização política da República Romana
Vamos deixar de lado um pouco a expansão territorial romana e suas guerras. Prestem atenção ao sistema político republicano implantado pelos romanos após a queda da monarquia, que vinha se mostrando perigosa, na medida em que um homem podia, em uma série de atitudes erradas, prejudicar todo o povo.
É aí que nasce a noção de participação popular mais efetiva, onde todos os cidadãos deveriam ter voz nas decisões da nação. Óbvio que esta estrutura não nasceu da noite pro dia, tivemos quase dois séculos de discussões entre patrícios e plebeus pelo direito… de ter Direitos! E nem todos eram considerados cidadãos!
Explico: os patrícios, camada da sociedade formada pela aristocracia romana, julgavam que os plebeus, formados pelos camponeses, artesãos, ferreiros, padeiros, enfim, o povão, não tinham direitos de participar das decisões políticas, assim como os escravos e as mulheres. Só que os plebeus é que sustentavam a economia e as legiões!