ME AJUUDEEM!!!! qual é a importância de sabará para m.g ???
Soluções para a tarefa
Sabará foi um dos núcleos de mineração da Província que mais ouro encaminhou a Coroa Portuguesa. Seus rios e lavras eram riquíssimos do precioso mineral.Tão intensa tornou-se a mineração nessas paragens, que o Governo Português aqui fez instalar a Casa da Intendência, para cobrança do “quinto”.
A atividade mineradora ocasionou muitas transformações para a Colônia (Brasil) e trouxe consequências internas e externas no plano político, social e econômico. Podemos alinhar como algumas consequências da mineração:
o surgimento das inúmeras povoações (núcleos urbanos) no interior;
crescimento populacional, decorrente de uma forte migração portuguesa e de outras partes do mundo;
deslocamento do eixo social do Brasil colônia do litoral para o interior, o que levou a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, cidade de mais fácil acesso às regiões mineradoras;
a sociedade torna-se mais complexa, surgindo atividades de trabalho livre como artesão, comerciantes, militares e funcionários;
progresso cultural com o aparecimento do estilo barroco nas igrejas de Minas Gerais e os trabalhos esculpidos por “Aleijadinho;
surgimento de reações contra a política fiscal (Revolta de Vila Rica e Inconfidência Mineira).
Fiscalização
Uma das mais tradicionais cidades mineiras, Sabará foi importante na época da exploração do ouro em Minas Gerais.
Sua descoberta é contestada entre historiadores. Não há consenso de que o bandeirante paulista Manoel de Borba Gato tenha sido o desbravador da região. Alguns especialistas apontam Manoel Afonso Gaia como o primeiro povoador. Certo é que Borba Gato fundou a então Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabarabussu, em 1711.
A vila foi um dos maiores produtores de ouro da Coroa portuguesa, tanto que recebeu a Casa da Intendência para a cobrança do quinto (o imposto de 20% que o governo português cobrava de toda a extração mineral na colônia).
A produção era tanta que a cidade alcançou prestígio e riqueza. Recebeu, como prova, de d. Pedro 1º o nobre título de Fidelíssima, em 1823. Em 6 de março de 1838, foi elevada à categoria de cidade, quando recebeu o nome de Sabará.
Em virtude da sua alta produção de ouro, a cidade possui rico acervo sobre o período, em museus e igrejas.
Sabará está localizada a 19 km da capital Belo Horizonte e possui 133.225 habitantes (Fundação João Pinheiro, estimativa 2006).
Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros (IBGE, 2000).