História, perguntado por louiseamalia99, 9 meses atrás

ME AJUDEMMMMMMMM

Em muitas sociedades, principalmente nas modernas sociedades capitalistas, liberdade é associada à individualidade. Vejamos a seguinte citação:
“Assim, para a doutrina liberal, como os homens não são individualmente iguais, é impossível querer que sejam socialmente iguais. Pelo contrário, a igualdade social é nociva, pois provoca uma padronização, uma uniformização entre os indivíduos, o que é um desrespeito à individualidade de cada um.” (CUNHA, Luis Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1979. p. 31).
Partindo deste tema da questão social a partir da desigualdade social, tendo em vista que a primeira surge exatamente da segunda, assinale abaixo a afirmativa que melhor expressa o erro de uma defesa da desigualdade social como natural, em vista da liberdade e da individualidade:
( )Aliando-se os conceitos de liberdade social e individualidade, pode-se compreender como a questão social surge a partir da incapacidade que alguns indivíduos têm em utilizarem sua capacidade social, de forma livre como prevê a lei, acarretando uma situação de desigualdade social.
( )A forma como se organiza a sociedade capitalista, ou seja, a padronização produtiva, leva a uma negação da individualidade, impondo a errônea ideia de igualdade social, no entanto, em vista da liberdade do sujeito, aqueles indivíduos mais aptos deve usufruir seus direitos, não estando sujeitos à questão social e suas mazelas.
( )Ao afirmar que a igualdade social deve ser entendida como liberdade dos indivíduos, o grupo no poder, seja econômico ou político, pode se apropriar das instituições públicas criando uma padronização social, ou seja, restringindo direitos sociais e o próprio atendimento social, agravando a questão social.
( )Ao se afirmar que a liberdade pressupõe individualidade, negando uma igualdade social como justa, acaba-se por legitimar a desigualdade social como natural e resultado das capacidades pessoas do indivíduos que possuem menos ou mais condições de serem bem-sucedidos, tendo também como natural a própria questão social.
( )padronização social, fruto da ideologia de que todos são socialmente iguais, surge da ideia de que a individualidade é nociva ao meio social, sendo assim, apenas a liberdade dos sujeitos produtivos deve ser levada ao conta ao se organizar a sociedade de forma justa, evitando as origens da desigualdade e da questão social.

Soluções para a tarefa

Respondido por ednaoliveira08p578p6
6

Também queria a resposta :(

Respondido por dekasouza6229
0

Resposta:

Ao se associar erroneamente o conceito de liberdade ao conceito de individualidade, afirmando ser uma igualdade social algo não natural, pode-se fundamentar inúmeras teorias que negam o problema da desigualdade social e da própria questão social, tendo como natural a superioridade de alguns indivíduos sobre os outros.

Perguntas interessantes