ME AJUDEMMMMMMMM 1) Qual a finalidade do texto em estudo? 2) Baseado no texto lido, assinale as alternativas em (V) como verdadeiras e (F) como falsas. a) () Nesta passagem, o autor põe em cena um típico coronel nordestino, exercendo de várias formas o seu poder de mando. b) () Expressões como "meu avô me levava" e "andávamos" indicam tratar-se de uma narração em terceira pessoa. c) ( ) "Patriarca" é um termo que se refere ao tipo de domínio que exerciam os proprietários dos antigos engenhos sobre todos os seus dependentes. d) ( ) O uso abundante de pronomes possessivos, nesta passagem do romance, desmente o patriarcalismo do coronel José Paulino. e) ( ) Esta passagem mostra que o velho coronel era autoritário com seus dependentes, deixando de considerar suas necessidades. 3) A repetição do pronome possessivo - seu(s), sua(s) - ao longo do texto serve ao intuito de a) ( ) chamar atenção para o tamanho do engenho. b) ( ) aproximar José Paulino dos habitantes do engenho. c) ( ) revelar o amor de José Paulino por sua terra. d) ( ) ressaltar a soberania do senhor de Engenho. 4) Menino de engenho, de José Lins do Rego, é uma novela narrada por Carlinhos e se passa na fazenda de açúcar do avô do menino.Sobre essa novela, incorreto afirmar que: a) ( ) Ela mostra a dura vida do menino Carlos no pobre e árido interior nordestino. b) ( ) Ela registra a vida do menino Carlos, que passa a morar na fazenda do avô após ficar órfão de mãe. c) ( ) A vida de Carlos na fazenda do avô o coloca em contato direto com a natureza e com a desigualdade social. d) ( ) Ela descreve em detalhes a vida de um engenho na Paraíba, onde se produzem derivados de cana- de-açúcar. 5) No trecho “E numa casa de palha uma mulher branca, como de madapolão, sem uma gota de sangue na cara [...]”, o que a palavra em destaque significa? Se precisar, use o dicionário. 6) No texto apresentado, o narrador expressa o seu ponto de vista sobre a relação entre o avô e os agregados da fazenda. Assinale a alternativa que corretamente sintetiza o ponto de vista do narrador em relação ao avô: a)() O narrador percebe no avô o autoritarismo patriarcal típico dos senhores de engenho no trato com os subordinados. b)() O narrador protagonista, ao rememorar o passado, mantém uma visão crítica e combativa em relação aos atos do avô. c) ( ) O narrador protagonista, ao reconstituir a sua memória de menino, apresenta uma visão subjetiva e emocional do avô. d) ( ) O foco mantido na narrativa se faz por meio da dureza do discurso expresso por Carlinhos. 7) O texto apresenta uma sequência de fatos, com certa ordem cronológica dos acontecimentos. Sendo assim esse texto pertence a qual sequência tipológica? a) b) ( ) Narrativa. c) ( ) Instrucional. d) ( ) Argumentativa. e) ( ) Descritiva.
Soluções para a tarefa
1) Qual a finalidade do texto em estudo?
Mostrar, sob o ponto de vista de um menino, como era a relação de um senhor de engenho (seu avó) com seus empregados e suas terras.
2) Baseado no texto lido, assinale as alternativas em (V) como verdadeiras e (F) como falsas.
a) (V) Nesta passagem, o autor põe em cena um típico coronel nordestino, exercendo de várias formas o seu poder de mando.
b) (F) Expressões como "meu avô me levava" e "andávamos" indicam tratar-se de uma narração em terceira pessoa. (a narração é em primeira pessoa)
c) (V) "Patriarca" é um termo que se refere ao tipo de domínio que exerciam os proprietários dos antigos engenhos sobre todos os seus dependentes.
d) (F) O uso abundante de pronomes possessivos, nesta passagem do romance, desmente o patriarcalismo do coronel José Paulino. (na verdade, confirmam o patriarcalismo, destacando a autoridade do coronel)
e) (F) Esta passagem mostra que o velho coronel era autoritário com seus dependentes, deixando de considerar suas necessidades. (o coronel não era insensível às necessidades de seus empregados)
3) A repetição do pronome possessivo - seu(s), sua(s) - ao longo do texto serve ao intuito de:
d) (X) ressaltar a soberania do senhor de Engenho.
> Esses pronomes são usados para indicar posse e ajudam a enfatizar a autoridade do dono das terras.
4) Sobre essa novela, INCORRETO afirmar que:
a) (X) Ela mostra a dura vida do menino Carlos no pobre e árido interior nordestino.
> Se Carlinhos era neto de um senhor de engenho, não era um menino pobre e que enfrentava uma vida dura, sofrendo com a aridez do sertão nordestino.
5) No trecho “E numa casa de palha uma mulher branca, como de madapolão, sem uma gota de sangue na cara [...]”, o que a palavra em destaque significa? Se precisar, use o dicionário.
"Madapolão" é o nome de um tecido de algodão branco, também conhecido como cretone no Nordeste.
6) A alternativa que corretamente sintetiza o ponto de vista do narrador em relação ao avô:
c) (X) O narrador protagonista, ao reconstituir a sua memória de menino, apresenta uma visão subjetiva e emocional do avô.
> A letra A está incorreta porque, apesar de exercer a autoridade de coronel, o avô não tem o autoritarismo patriarcal típico dos senhores de engenho, visto que se preocupa com o bem estar dos agregados e não se importar que roubem produtos, desde que não cortassem as matas.
> As letras B e D não podem ser marcadas porque o menino em nenhum momento critica o comportamento do avô ou tem um discurso duro em relação ao seu patriarcalismo.
7) O texto apresenta uma sequência de fatos, com certa ordem cronológica dos acontecimentos. Sendo assim esse texto pertence a qual sequência tipológica?
b) (X) Narrativa.