ENEM, perguntado por Euuuu1111, 11 meses atrás

ME AJUDEMMMM
Walter Benjamin apresentava uma posição otimista em relação à industria cultural pois: *
15 pontos
Não Imaginava que a reprodução das obras de arte proporcionaria à maioria das pessoas o acesso a criações que, até então, todos podiam conhecer e fruir.
Imaginava que o capitalismo não seria um entrave na democratização das obras de arte.
Imaginava que a reprodução das obras de arte não permitiria à maioria das pessoas o acesso a criações que, até então, apenas uns poucos podiam conhecer e fruir.
Imaginava que a reprodução das obras de arte permitiria à maioria das pessoas o acesso a criações que, até então, apenas uns poucos podiam conhecer e fruir.
2 - De acordo com Walter Benjamin uma das maiores enganações do capitalismo é: *
15 pontos
A ilusão de que o mundo é igual para todos e qualquer pessoa pode ganhar milhões. Mas poucos procuram seu lugar.
A ilusão de que qualquer pessoa pode ganhar milhões. Mas no topo só há espaço para poucos, e poucos têm aptidão para reivindicar um lugar.
A ilusão de que qualquer pessoa pode ganhar milhões. Sendo que no topo só há espaço para todos, e todos têm aptidão para reivindicar um lugar.
A ilusão de que o mundo é desigual e qualquer pessoa pode ganhar milhões. Mas no topo só há espaço para poucos, e poucos têm aptidão para reivindicar um lugar.
3 - No inicio do século XX, os filósofos Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1896-1973), pertenceram ao grupo de intelectuais chamado: *
10 pontos
Escola de Varsóvia.
Escola de Bonn.
Escola de Berlim.
Escola de Frankfurt.
4 - Para Adorno e Horkheimer as Artes foram submetidas a uma nova servidão. Assinale a alternativa correta quanto a esta nova servidão. *
15 pontos
Ao caráter democrático e mercantil da indústria cultural.
Ao prestígio popular para artistas e seus consumidores que passaram a ter acesso fácil a cultura genuína.
Às regras do mercado capitalista e à ideologia da indústria cultural, baseada na ideia e na prática do consumo de “produtos culturais” fabricados em série.
Ao controle da população de baixa renda em oposição aos empresários e proprietários dos meios de comunicação de massa.
5 - O conceito de indústria cultural de Adorno e Horkheimer compreende, exceto: *
15 pontos
Qualquer indústria, organizada, planejada para atender ao público, agora tratado como consumidor.
Informa o consumidor de maneira homogênea, rápida e alienante o mundo em que se depara.
O cinema e o rádio que não precisam mais se apresentar como arte. Para tais autores, estes bens culturais, quando são produzidos em série, são apenas um negócio.
O esclarecimento dos indivíduos através do rádio e da televisão que proporcionam novos conhecimentos, fazendo com que estes passem a refletir sobre a sua condição humana, social, política, entre outras.
6 - O processo de elaboração da indústria cultural segundo Adorno e Horkheimer, se constitui, exceto: *
De uma crescente e contagiante criatividade artística.
De uma padronização de produtos e serviços para a venda e o consumo.
De elaboração dos produtos culturais ficando sob o encargo dos técnicos e diretores das empresas de entretenimento e comunicação da indústria cultural.
De uma consequente e imediata fórmula: a padronização dos “produtos”, dos “produtores” e dos “consumidores”.
7 - Adorno e Horkheimer publicam, em 1947, A dialética do esclarecimento, uma das obras fundamentais da teoria crítica. Nessa obra, eles apresentaram a expressão indústria cultural, que atualmente é amplamente empregada em diversas áreas dos estudos culturais. A partir dessas informações, e considerando a referida obra, assinale a opção correta. *

A indústria cultural distribui, por meio de novos meios técnicos, elementos da cultura tradicional, mobilizando criticamente os indivíduos, visto que apresenta o caráter libertador do capitalismo.
A expressão indústria cultural representa o surgimento de um segmento cultural dominador e ideológico, oriundo do desenvolvimento das mídias, do cinema, da imprensa e da publicidade nos Estados Unidos da América.
A expressão indústria cultural designa o surgimento de uma cultura multifacetada, marcada pela emoção profunda, não condicionada ao modo dos bens de consumo.
A indústria cultural é um fator relevante de luta contra a opressão e o capitalismo, por meio de mídias impressas e visuais que orientam os indivíduos criticamente.
A indústria cultural representa a luta contra a sociedade pós-moderna, na qual a crescente burocracia e a produção da cultura de massa infantilizam e adormecem o povo.

Soluções para a tarefa

Respondido por samanthafruhauff
4

Resposta:

Não sei se estão todas certas, pois no classroom não apareceu "ver pontuação ", mas vamos lá.

1-Imaginava que a reprodução das obras de arte permitiria à maioria das pessoas o acesso a criações que, até então, apenas uns poucos podiam conhecer e fruir.

2-A ilusão de que qualquer pessoa pode ganhar milhões. Mas no topo só há espaço para poucos, e poucos têm aptidão para reivindicar um lugar.

3-Escola de Frankfurt.

4-Às regras do mercado capitalista e à ideologia da indústria cultural, baseada na ideia e na prática do consumo de “produtos culturais” fabricados em série.

5-O esclarecimento dos indivíduos através do rádio e da televisão que proporcionam novos conhecimentos, fazendo com que estes passem a refletir sobre a sua condição humana, social, política, entre outras.

6-De uma crescente e contagiante criatividade artística.

7-A expressão indústria cultural designa o surgimento de uma cultura multifacetada, marcada pela emoção profunda, não condicionada ao modo dos bens de consumo.

Se alguma estiver errada, deixa um comentário aqui

Perguntas interessantes