Filosofia, perguntado por Lacerdalacerdaamanda, 11 meses atrás

Me ajudemmmm por favor 1. (Espm 2019) No século XV, o florescimento do Humanismo já atingiu níveis maduros de expressão e de difusão na Europa Ocidental, sobretudo na península italiana, que é sem dúvida o berço de um despertar cultural extraordinário de natureza poliédrica e pluridisciplinar (Umberto Eco. Idade Média: Explorações, Comércio e Utopias) Quanto ao Humanismo é correto assinalar: a) era a filosofia aplicada à teologia e questionou problemas doutrinais que a Igreja Católica ainda não tinha discutido; b) recomendava o exame crítico das autoridades escolásticas, a observação da natureza, a experiência e a experimentação como caminhos para o conhecimento; C) era um movimento cultural caracterizado por um interesse apaixonado pela Antiguidade Clássica greco-latina; d) era um movimento religioso, formado por leigos, que pregava os ensinamentos evangélicos, o convívio em família e o estilo austero de vida; e) era uma concepção de mundo que afirmava que as formas de saber e de verdade estavam expostas no Novo Testamento, nas escrituras sagradas e nos ensinamentos dos teóricos da Igreja. 2. (Ueg 2019) John Locke afirmou que a mente é como uma folha em branco na qual a cultura escreve seu texto e Descartes demonstrava desconfiança em relação aos sentidos como fonte de conhecimento. A respeito desses dois filósofos, verifica-se o seguinte: a) Locke é um representante do racionalismo e Descartes é um representante do empirismo. b) Locke é um representante do empirismo e Descartes é um representante do racionalismo. c) Descartes e Locke possuíam a mesma concepção, pois ambos eram críticos do iluminismo. d) Descartes é um representante do teologismo e Locke é um representante do culturalismo. e) Descartes é um representante do materialismo e Locke é um representante do idealismo. 3. (Uece 2019) Johannes Hessen afirma, sobre o empirismo e o racionalismo na modernidade, que "quem enxerga no pensamento humano, na razão, o único fundamento do conhecimento, está convencido da independência e especificidade psicológica do processo de pensamento. Por outro lado, quem fundamenta todo conhecimento na experiência negara independência, mesmo sob o aspecto psicológico, ao pensamento". HESSEN, J. Teoria do conhecimento. Trad. João Vergilio Gallerani Cuter. São Paulo: Martins Fontes, 2012, p. 48. Relacione empirismo e racionalismo à descrição apresentada por Hessen e assinale a afirmação verdadeira. a) Racionalista é quem entende que o conhecimento depende psicologicamente de fatos extra mentais. b) Empiristas fundamentam todo seu conhecimento na capacidade da razão humana. c) Empirista baseia o conhecimento na experiência e o racionalista entende que a razão é o fundamento do conhecimento. d) Racionalista baseia o conhecimento na experiência e o empirista entende que a razão é o fundamento do conhecimento. e) Empiristas fundamentam todo seu conhecimento na incapacidade da razão humana.​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
29

1. Quanto ao Humanismo é correto assinalar:

b) recomendava o exame crítico das autoridades escolásticas, a observação da natureza, a experiência e a experimentação como caminhos para o conhecimento.

O Humanismo foi  um distanciamento dos dogmas e ideais religiosos e a valorização da racionalidade, do ser humano, do seu corpo e emoções e do cientificismo,

2. A respeito de Locke e Descartes:

b) Locke é um representante do empirismo e Descartes é um representante do racionalismo

Locke é empirista. Para ele, o conhecimento humano só começa  e sobrevive com a experiência, tendo como bases a sensação e a reflexão.

Descartes é um defensor das ideias inatas e é o principal representante do racionalismo, considerado  universalmente como o "pai da filosofia moderna".

3. A descrição apresentada por Hessen de empirismo e racionalismo:

C) Empirista baseia o  conhecimento na experiência e o  racionalista entende que a razão é o  fundamento do conhecimento.

O Empirista afirma que o conhecimento não é  inato, pois sua aquisição deriva da  experiência. O racionalista afirma que todas as ideias que temos têm origem na racionalidade e portanto, as ideias têm origens inatas no ser humano.

Bons estudos!

Respondido por AlanSfair
5

Resposta:

a primeira é a c

Explicação:

meu prof corrigiu e o de cima tá errado

Perguntas interessantes