Português, perguntado por isaiasmayara58, 7 meses atrás

Me ajudemmmm plissss
Produza um texto sobre o tema Pandemia.



juscelia52: ok

Soluções para a tarefa

Respondido por juscelia52
1

Resposta:

A pandemia pode ser definida como uma situação em que uma doença infecciosa espalha-se de forma rápida e descontrolada para vários locais, podendo atingir proporções mundiais, ou seja, não está restrita apenas a uma cidade, região ou continente.

As doenças pandêmicas são infecciosas, possuem facilidade de transmissibilidade, são altamente contagiosas e possuem rápida propagação.

O que fazer durante uma pandemia

Durante uma pandemia é preciso redobrar os cuidados que já estavam sendo aplicados no dia a dia, isso porque na pandemia o número de infectados é muito superior, o que favorece o seu espalhamento. Dessa forma, é importante evitar o contato com pessoas que estejam doentes ou que apresente sinais ou sintomas que sejam indicativos de doença infecciosa, usar máscaras adequadas para evitar exposição ao agente infeccioso, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirar e evitar tocar nos olhos nariz e bocas.

Além disso, é importante lavar as mãos de forma regular para evitar o contágio e a infecção de outras pessoas, isso porque as mãos corresponde ao meio mais fácil de aquisição e transmissão de doenças.

É importante também estar atento às recomendações das autoridades de saúde, evitando viajar e frequentar ambientes fechados e com muita concentração de pessoas durante a pandemia, já que nesses casos há maior chance de transmissão da doença.

Principais pandemias

A pandemia mais recente aconteceu em 2009 e foi devido ao espalhamento rápido entre pessoas e continentes do vírus H1N1, que ficou conhecido como vírus da gripe A ou vírus da gripe suína. Essa gripe começou no México, mas logo se expandiu para a Europa, América do Sul, América Central, África e Ásia. Assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) a definiu como pandemia devido à presença do vírus da gripe em todos os continentes de forma rápida, crescente e sistêmica. Anteriormente à gripe A, ocorreu a gripe Espanhola em 1968 que levou à óbito cerca de 1 milhão de pessoas.

Além das gripes, desde 1982 a AIDS é classificada como uma pandemia, uma vez que o vírus responsável pela doença conseguiu espalhar-se de forma fácil e consideravelmente rápida entre as pessoas. Apesar dos casos atualmente não crescerem na mesma proporção de que anteriormente, a Organização Mundial de Saúde ainda considera a AIDS como pandêmica, uma vez que o agente infeccioso pode-se espalhar facilmente.

Uma outra doença infecciosa que foi considerada pandêmica foi a cólera, que foi responsável por pelo menos 8 episódios de pandemia, sendo a última notificada em 1961 com início na Indonésia e que espalhou-se para o continente asiático.

Atualmente Zika, Ebola, Dengue e Chikungunya são consideradas doenças endêmicas e têm sido estudadas devido ao seu potencial pandêmico em função da facilidade de transmissão.

Entenda o que é endemia e como prevenir.

O que favorece o surgimento de pandemias?

Um dos fatores que mais favorece a pandemia atualmente é a facilidade de deslocamento das pessoas de um local para outro em um curto período de tempo, facilitando que um agente infeccioso também possa ser transportado para outro local e, assim, conseguir infectar outras pessoas.

Além disso, muitas vezes as pessoas não sabem que estão doentes pois não apresentam sinais ou sintomas de infecção, não tendo cuidados pessoais ou de higiene, o que também pode favorecer a transmissão e a infecção entre mais pessoas.

É importante que as pandemias sejam identificadas rapidamente para que se possa tomar medidas necessárias para prevenir a infecção entre pessoas e evitar a disseminação do agente infeccioso.


juscelia52: DE NADAAAAAAAAAA
Respondido por giovannagarciaandrad
3

Tudo que vem acontecendo com as nossas vidas tem sua razão de ser, e nem tudo vem do jeito que almejamos, e agora estamos num enfrentamento contra um inimigo microscópico, o coronavírus (COVID-19) que chegou com tudo e está deixando um rastro de morte por toda parte do mundo, e segue espalhando pânico e tristeza por onde passa. Esse vírus que não escolhe classe social, nem raça, nem lado político e nem religião, todos nós podemos ser contaminados, mas cabe a cada um de nós precavermos ao máximo que puder, seguir as orientações e fugir dos lugares tomados por pessoas.

Quem iria pensar que uma microscópica figura poderia parar o mundo, mas é um momento de muita reflexão, os Presidentes das grandes nações se curvaram diante do poderio invisível e que vem matando sem dó, e por isso, o minúsculo vírus tornou-se o mais temido inimigo, pois a multiplicação do seu exército invisível vão se espalhando por todo o mundo, e sem arma para   enfrentá-los, a orientação dos grandes líderes é fugir da contaminação, esconder e refugiar, e usar o medo para não perder a vida, tendo como uma única sai a “quarentena” para não se contaminar.

A melhor forma em as ações positivas é transforma a sua casa no melhor refúgio e viver em forma de “quarentena”, visto que o grosso da contaminação ainda está por vir, e ao analisarmos a situação do nosso país, veremos que o nossos sistema de saúde pública está entre as piores do mundo, pois constatamos que o nosso país nunca planejou aplicar grandes investimentos para o sistema de saúde pública.

E, assim fomos assistindo a grande novela da saúde pública no país, e entra governo e sai governo, nada foi planejado, por que só os carentes dependiam do SUS, e nas filas dos hospitais públicos os cidadãos brasileiros eram tratados como pessoas de 2ª categoria, e os governos preferiam construir estádios e praças pra colocar nomes de políticos, mas agora é “salve-se como puder”, porque esse vírus vem deixando rastro de mortes para traz, e obrigatoriamente fará com que esses políticos possam repensar, porque agora todos estão no mesmo barco, e só tem uma saída, fugir da morte através da quarentena.

Vejam que nos dias normais, o país não tinha capacidade de receber os doentes que procuravam a rede pública, e agora o colapso já está instalado, o país não tem e não terá em curto prazo, capacidade para disponibilizar 30 ou 50 mil UTI's para receber os milhares de contaminados que estarão em busca de internação, não dispõem de medicamentos e de respiradores, por isso, todos nós temos que preparar para enfrentar dias difíceis, porque a crise já chegou e morrerão milhares de brasileiros, pois nações muito mais ricas que a nossa, estão enterrando os seus mortos e demonstrando-se impotentes diante do poderio do coronavírus (COVID-19).

Agora é hora de solidariedade e de união, a política e os enfrentamentos de ódio polarizado, devem ficar para quando chegar à próxima eleição, pois o mais importante neste momento, é promover a união de todos.

 

Muitas pessoas irão morrer, pois nação nenhuma está preparada para enfrentar coronavírus (COVID-19), esse minúsculo inimigo não perdoa e não escolhe o lado político ou pessoa importante para matar, esse vírus veio juntamente para que possamos repensar as atitudes e para mudar os comportamentos sociais.

Espero ter ajudado, sim referencias ao Bozo :))

Perguntas interessantes