Filosofia, perguntado por mariaeduardalim7, 10 meses atrás

Me ajudemmmm gente
Escrever texto reflexivo sobre o tema religião e filosofia.

Soluções para a tarefa

Respondido por dagmarvieirareisjoao
1

Resposta:

Café com ADM

Dinheiro e finanças: o que você precisa saber para atravessar esta crise

Dinheiro e finanças: o que você precisa saber para atravessar esta crise

Play

Oliveira Oliveira

Oliveira Oliveira15/07/2017

Filosofia e religião

Estudo sobre Relações entre filosofia e religião, espero que goste desse estudo simples. E todo o conteúdo seja útil para sua vida.

Relações entre filosofia e religião: uma primeira conclusão Segundo Martin Buber: A religião, mesmo que o “Incriado” não seja expresso com boca e com alma, fundamenta-se na dualidade Eu-Tu; a filosofia, mesmo quando o ato filosófico desemboca em uma visão de unidade, fundamenta-se na dualidade sujeito-objeto [...]. A primeira nasce da situação primordial do Há, porém, uma discussão acerca da condição simbólico/analógica da própria ciência. Essa discussão se dá na contramão do modelo positivista da ciência (cf. Alves, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e a suas regras. São Paulo: Loyola, 2005). Numa direção semelhante, podemos ainda citar a filosofia pragmática, em especial o pensamento de Richard Rorty (Verdade e progresso. Barueri: Manole, 2006.) A principal ideia dessa obra é que a ciência não lida com o problema da verdade, mas com a resolução de problemas relacionados a determinado tempo e espaço. Falando sobre a natureza da linguagem religiosa, João Batista Libânio diz o seguinte: “Prefere a linguagem simbólica, ama o ícone [...]. Fala à inteligência, mas pretende aquecer as fibras do coração” (Introdução à teologia: perfil, enfoques, tarefas. São Paulo: Loyola, 1999. p. 89).

Indivíduo: ele em presença do ente que aponta para ele e para quem ele aponta; a segunda surge da divisão desse conjunto em duas maneiras de ser inteiramente diferentes: um ser que esgota sua capacidade no observar e refletir, e outro que não consegue outra coisa senão ser observado e ser refletido. Eu e Tu subsistimos graças à concretude vivida e dentro dessa concretude; sujeito e objeto, produtos da força de abstração, só duram enquanto dura a abstração. acho que te ajudei

Perguntas interessantes