História, perguntado por lalasilvans50, 9 meses atrás

Me ajudemmm pfv preciso para hj

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por paperbackmacca
2

Letra A) A Independência dos EUA foi resultado direto da divergência de interesses que existia entre a metrópole (Inglaterra) e as Treze Colônias.  

  • Com o advento da Revolução Industrial, a Inglaterra tinha interesse na expansão da indústria e por isso buscava novas fontes de matérias-primas, o que aumentou a exploração agrícola de algodão nos territórios estadunidenses.
  • A Inglaterra envolveu-se em uma série de conflitos que aumentaram o peso dos impostos para os colonos, que culminou em episódios famosos, como a Festa de Chá de Boston.
  • Os ideiais iluministas de liberdade vinham sendo propagados e popularizados entre as pessoas, o que aumentou a ideia de tornar os Estados Unidos um país independente.

Letra B) Os EUA tornaram-se o exemplo e a fonte de inspiração para os movimentos latino-americanos, que também lutavam contra a exploração política e pela ruptura do pacto colonial.

Letra C) Por conta do Bloqueio Continental. A Espanha e Portugal haviam se recusado a aceitá-lo por motivos econômicos, e, por isso, foram invadidos em 1808. Houve o enfraquecimento do domínio espanhol, e, com o apoio da Inglaterra e da elite Criolla (descendentes de espanhóis nascidos nos Estados Unidos), foram organizadas na colônia Juntas Governativas, que em várias cidades passaram a defender a idéia de ruptura definitiva com a metrópole.

Letra D) Na América Espanhola, a ocupação da Espanha pelas tropas de Napoleão enfraqueceu o controle da metrópole sobre as colônias. A atuação de revolucionários como Simón Bolívar acabaram conseguindo decretar a independência de vários países. Diante da revolta generalizada, o rei espanhol Fernando VII chegou a pedir ajuda a Santa Aliança (organização da qual a Espanha participava e que arrogava o direito de intervir nas colônias). Mas os Estados Unidos e a Inglaterra se opuseram à intervenção e reconheceram a independência das colônias espanholas. A Posição dos EUA pode ser resumida na política estabelecida, em 1823, pelo presidente James Monroe, a chamada Doutrina Monroe, que declarava "a América para os americanos". A Inglaterra era movida por interesses econômicos, já que os novos países podiam representar mercado seguro para seus produtos.  Sem a ajuda da Santa Aliança, o domínio da Espanha na América chegou ao fim.


lalasilvans50: Valeuuu
Perguntas interessantes