Física, perguntado por luna12363, 9 meses atrás

ME AJUDEMMM!!!!! Na figura seguinte, a engrenagem I gira porque está acoplada através do seu eixo a um motor em funcionamento. Note que ela gira no sentido horário. A engrenagem II oferece certa resistência ao movimento de rotação porque está acoplada através do seu eixo às rodas de um veículo. Note que ela também gira (sentido anti-horário) porque está acoplada à engrenagem I. Digamos que a medida do raio da engrenagem I seja o triplo da medida do raio da engrenagem II. a) Se a engrenagem I possui 45 dentes, quantos dentes a engrenagem II possui? Considere que todos os dentes sejam idênticos. b) Quando a engrenagem I der uma volta completa, quantas voltas a engrenagem II dará? c) Se este acoplamento retrata uma marcha do automóvel, você diria que se trata de uma marcha para “andar devagar” ou “andar depressa”? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovanidias1
47

Resposta:

a) A engrenagem II possui 15 dentes porque seu raio é 3 vezes menor.

b) A engrenagem II dará três voltas completas porque seu raio é 3 vezes menor.

c) Esse acoplamento retrata uma marcha “para andar depressa” porque o acoplamento entre o motor e as rodas do carro está triplicando a rotação.

Respondido por jusalgueiromenegass
1

Resposta:

a) 45 : 3 = 15 dentes pois 3 x 15 = 45, já que a engrenagem II ter um terço da engrenagem I  

b) 3 vezes pois a engrenagem II é três  vezes menor que a engrenagem I, desde que as duas engrenagens andem na mesma velocidade, esta é a resposta.

c) Esse acoplamento retrata uma marcha “para andar depressa” porque o acoplamento entre o motor e as rodas do carro está triplicando a rotação.

:)

Perguntas interessantes