Me AJUDEMMM
Leia este trecho de "A hora da estrela", de Clarice Lispector, no qual Macabéa, depois de receber o aviso de que seria despedida do emprego, olha-se ao espelho:
Depois de receber o aviso foi ao banheiro para ficar sozinha porque estava toda atordoada. Olhou-se maquinalmente ao espelho que encimava a pia imunda e rachada, cheia de cabelos, o que tanto combinava com sua vida. Pareceu-lhe que o espelho baço e escurecido não refletia imagem alguma. Sumira por acaso a sua existência física? Logo depois passou a ilusão e enxergou a cara toda deformada pelo espelho ordinário, o nariz tornado enorme como o de um palhaço de nariz de papelão. Olhou-se e levemente pensou: tão jovem e já com ferrugem.
Explique baseado, no contexto da obra, o por que de o narrador dizer que Macabéa pensou levemente associado a personagem não se ver refletida no espelho. Projete essa ausência de reflexo ao contexto mais geral da obra. Pense acerca de toda a construção da personagem
Soluções para a tarefa
RESPOSTA: nessa pergunta eu não achei toda a resposta, mas sim, uma parte dela.
"Também no contexto da obra, explique por que o narrador diz que Macabéa pensou “levemente”?"
*essa foi a pergunta, embaixo a resposta*
A alienação de Macabéa a impede de considerar qualquer questão em toda a sua amplitude. Pensa “levemente”, ou superficialmente, sem se aprofundar nas razões dos fenômenos que a circundam ou que a afetam.
espero que eu tenha ajudado de alguma forma :)
Em "A hora da estrela", o fato da personagem principal “Macabeá”, no trecho destacado da questão, não conseguir ver seu reflexo no espelho também é uma metáfora em relação a personagem ser “invisível” para a sociedade, uma “Maria ninguém”.
Esse aspecto também fica evidente na escrita, onde o nome da personagem é frequentemente omitido, evidenciando a sua falta de personalidade e visibilidade.
A frase “pense levemente” usada pela personagem está relacionada ao delírio que ela está vivenciando, o que a impede de ter uma compreensão clara e profunda da realidade. Devido ao seu senso de estranhamento, a personagem é incapaz de reconhecer suas circunstâncias reais dessa maneira.
"A Hora da Estrela", de Clarice Lispector
O narrador relata a história de Macabéa, uma alagoana que reside no Rio de Janeiro aos seus 19 anos. Era uma órfã que mal se recordava de seus pais falecidos. Ela foi criada por uma tia que era profundamente religiosa e moral, e que também ensinou à sobrinha muitos tabus e superstições.
Saiba mais sobre Clarice Lispector em: https://brainly.com.br/tarefa/27785882
#SPJ2