Artes, perguntado por laurafernandesslimaa, 9 meses atrás

ME AJUDEMMM, É URGENTE
1-Faça um breve relato sobre a história mundial da percussão. *
2-Em qual país se encontra o registro mais antigo do tambor?

Soluções para a tarefa

Respondido por marilena3005p9tx5d
3

Resposta:

História da música é estudo das origens e evolução da música ao longo da história. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história, é trabalho dos historiadores, porém também é frequentemente realizado pelos musicólogos.

Origem da música

As origens culturais da música em cada grupo humano estudado.

As influências culturais e sociais que a música exerce e sofre ao longo de seu desenvolvimento.

A origem e evolução de seus sistemas musicais característicos (que envolvem suas estruturas rítmicas, melódicas e harmônicas).

O desenvolvimento das formas musicais e dos gêneros e estilos.

A história dos instrumentos musicais e técnicas associadas à sua execução.

A influência mútua entre a música e os demais movimentos culturais.

A origem e evolução dos sistemas teóricos utilizados para estudá-la, incluindo sistemas de notação e análise musical.

As principais personalidades envolvidas na sua evolução. Os compositores e músicos que marcaram cada período ou gênero específico ou que impulsionaram o desenvolvimento de novas formas, estilos e gêneros.

A cronologia de todos estes temas.

A metodologia utilizada no estudo da história da música podem incluir a análise de manuscritos e iconografia, o estudo de textos críticos ou literários, a associação entre música e linguagem e a relação entre a música e a sociedade. A análise de artefatos arqueológicos e a documentação etnográfica também são instrumentos úteis a este campo do conhecimento.

-Faça um breve relato sobre a história mundial da percussão. *

breve relato

A percussão brasileira é um monumento do mercado fonográfico. Claro: antes da existência dos processos de registro sonoro, já se desenvolvia os aspectos de sua linguagem .

A percussão brasileira está entre as mais ricas das Américas, pois converge influência europeia, afrobrasileira e nativa brasileira.

Caxixis, chocalhos, pandeiros, raspadores, agogô, gonguê, guizos, alfaias, atabaques, berimbau, cuíca, repique de anel, repique de mão, tamtam, rebolo, timba e tamborim.

A música brasileira revela surpresas como do uso de utensílios domésticos, novos instrumentos musicais?

Prato e faca?

Frigideira?

A percussão brasileira é de uma infinitude de timbres, gestos e composição.

Quem não se surpreende ao ver uma queixada – no uso do maxilar de um animal morto para gerar uma sonoridade específica na canção de Théo de Barros e Geralso Vandré, em “Disparada”? (.......)

2-Em qual país se encontra o registro mais antigo do tambor?

Um dos primeiros registros históricos no RS datam seu uso desde 1826. Porém há registros anteriores no Uruguai e Argentina com o nome de Sopipa, tambor de timbre grave e que fazia parte das cuerdas ancestrais de candombe.

ESPERO TER AJUDADO!

Perguntas interessantes