Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

ME AJUDEMMM!!!
AJUDEM É PRA HOJE!!!​
dou 25 pontos

Texto: "A Fantasia das Três Raças Brasileiras"

1) Onde temos exceções de grupos humanos que não se misturam, onde vivem mais isolados?

2) A miscigenação, quando que ela acontece atualmente?

3) Como o senso comum divide os seres humanos no nosso cotidiano?

4) Desenvolvimento pelo antropólogo Darcy Ribeiro, o que é a fantasia (mito) das três raças?

5) O que são os antropólogos definem como raça, após séculos XVIII e XX?

6) O mito das trés raças de Darcy Ribeiro, como é compartilhado pelos críticos em relação aos seus estudos?

AJUDEM É PRA HOJEEEEEEE!!!​​

Soluções para a tarefa

Respondido por luciaoliveiracampos3
2

Resposta:

1)Na atualidade não existe nenhuma sociedade ou grupo social que não possua a mistura de etnias diferentes. Há exceções como pouquíssimos grupos indígenas que ainda vivem isolados na América Latina ou em algum outro lugar do planeta.

2)De modo geral, as sociedades contemporâneas são o resultado de um longo processo de miscigenação de suas populações, cuja intensidade variou ao longo do tempo e do espaço. O conceito “miscigenação” pode ser definido como o processo resultante da mistura a partir de casamentos ou coabitação de um homem e uma mulher de etnias diferente

3)miscigenação ocorre na união entre brancos e negros, brancos e amarelos e entre amarelos e negros. O senso comum divide a espécie humana entre brancos, negros e amarelos, que, popularmente, são tidos como "raças" a partir de um traço peculiar – a cor da pele. Todavia, brancos, negros e amarelos não constituem raças no sentido biológico, mas grupos humanos de significado sociológico.

4)No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.

5)Contudo, esse mito não é compartilhado por diversos críticos, pois minimiza a dominação violenta provocada pela colonização portuguesa sobre os povos indígenas e africanos, colocando a situação de colonização como um equilíbrio de forças entre os três povos, o que de fato não houve. Estudos antropológicos utilizaram, entre os séculos XVII e XX, o termo “raça” para designar as várias classificações de grupos humanos; mas desde que surgiram os primeiros métodos genéticos para estudar biologicamente as populações humanas, o termo raça caiu em desuso.

Explicação:

foi mal por não ter respondido antes eu não tive tempo.espero ter ajudado (aviso) a 5 ja responde a 6


luciaoliveiracampos3: de nada se precisar de ajuda é só falar talvez eu demore um pouco pra responder mais uma hora eu repondo ksks
Perguntas interessantes