Geografia, perguntado por naoseidenadar, 9 meses atrás

me ajudemm

Sobre o tema dos conflitos étnicos, assinale a alternativa correta: *



A) A Irlanda é um país independente não possuindo nenhum conflito étnico em seu território.

B) O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas. O povo basco é uma nação que reivindica território.

C) A Irlanda do Norte é uma nação independente da Grã-Bretanha, com quem forma apenas uma integração territorial e econômica.

D) Os povos bascos são marcados pela luta por autonomia da região basca e pelo empreendimento separatista na Espanha, com o objetivo de se criar um País Basco, que tomaria todo o território espanhol.

E) A luta da Irlanda do Norte por sua independência frente ao território britânico foi marcada por muitos conflitos e, ainda hoje, não existe previsão de pacificação entre as duas partes, com a realização de atentados terroristas praticamente todos os dias.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por fmagsant18
22

Resposta:

Letra

c-) O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas.

ESTA RESPOSTA FOI CORRIGIDA POR UM PROFESSOR!

Espero ter ajudado!!!    

Respondido por aehgestaoconteudo
1

Ao se considerar sobre conflitos étnicos, a alternativa  mais  adequada é a presente na LETRA B.

Aspectos sobre Irlanda do Norte e povo basco

A Irlanda do Norte, de maneira básica, é uma nação do Reino Unido estando situada ao norte desta ilha que possui, ainda, a República da Irlanda.

No ano de 1921, a Irlanda do Norte foi considerada como uma entidade política autônoma com aprovação pelo parlamento do Reino Unido havendo então a criação de 02 Irlandas para evitar conflitos:

  • Irlanda do Norte com autonomia interna, mas que continuaria sob dominação do Reino Unido;
  • República da Irlanda: chamada também de Eire constituída como estado independente  e soberano.

Na década de 1960, o Exército Britânico chega na Irlanda do Norte para proteger os nacionalistas de ataques sendo bem recebido, mas com o assassinato pelos paramilitares britânicas de 13 civis ocorreu a revolta dos nacionalistas do norte contra o Exército Inglês.

O IRA surgiu, de forma específica, como uma dissidência com tendências marxistas que realizou campanhas violentas defendendo a independência da Irlanda do Norte com assassinatos em massa dos dois lados durante  as  décadas de 1970 e 1980.

Para saber mais sobre conflitos étnicos: https://brainly.com.br/tarefa/43694051

Anexos:
Perguntas interessantes