Filosofia, perguntado por MaabiiSiilva, 5 meses atrás

ME AJUDEMM É PARA AMANHÃ!!!!!!

Para Platão na Teoria das Ideias o mundo sensível, conhecido por meio dos sentidos, representa uma fonte segura para o conhecimento? Justifique a sua resposta e descreva como Platão considera o mundo sensível no processo do conhecimento para se alcançar a verdade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Felipe6303
2
Bom, a Teoria do mundo das ideias diz que há o inalcançável pelos sentidos:a ideia em si, a qual é o real conhecimento, residindo apenas no mundo das ideias. Isso é o básico.
Indo para o mais complexo: o mundo das ideais tem as almas e as ideias, aquelas acessam as ideias por meio da razão e estas são a verdade (o perfeito, eterno e imutável). O mundo das ideias pode ser chamado de Hiperurano.
O mundo dos sentidos é uma imitação ou cópia do perfeito (mundo das ideias) nele habitam os corpos e a matéria, aqueles acessam a matéria por meio dos sentidos e esta é a imitação da verdade.
O Filósofo, único que consegue chegar ao mundo das ideias, vai se lembrando do perfeito (a reminiscência) por meio de alma.
O homem é um ser composto pelas substâncias Alma + Corpo, pois a Alma, que reside no mundo das ideias se encarna no corpo.
Atentar também para o DUALISMO PLATÔNICO:
Dualismo cosmológico (mundo das ideias e mundo sensível ou dos sentidos)
Dualismo antropológico (corpo e alma)
Dualismo epistemológico (conhecimento sensível e o racional).
É isso… Bons estudos! ;)
Obs: Tudo escrevi do que me lembro e aprendi, então está com minhas palavras.

Felipe6303: Há de se lembrar da reminiscência que coloquei ali: por meio da experiência dos sentidos pode-se tentar chegar ao conhecimento (residente no mundo das ideias e, portanto, o verdadeiro).
Felipe6303: Tente escrever com as suas palavras para não tornar muito estranho para seu professor(a)! Boa sorte!
Perguntas interessantes