ME AJUDEMM
1. Preencha a lacuna: ______________ é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
a) Iluminismo
b) Etnocentrismo
c) Racionalismo
d) Conformismo
2. Quais dos exemplos abaixo não são baseados em visões etnocêntricas?
a) racismo
b) xenofobia
c) intolerância religiosa
d) Respeito a diversidade cultural
3. “Não se sabe com exatidão o número de indígenas que habitavam o Brasil antes dachegada dos colonizadores (1500), porém, estima-se que houvesse entre 4 e 5 milhões deíndios em terras brasileiras. [...] Conforme dados da Fundação Nacional do Índio (Funai)existem, atualmente, 460 mil índios residindo em aldeias no Brasil, correspondendo a 0,25%da população brasileira.”
A diferença entre os números de indígenas à época dos colonizadores para a atualidade pode ser explicada em função:
a) da negação da identidade indígena entre os índios, como um meio de não se identificar à pobreza e ao primitivismo
b) dos massacres realizados pelos colonizadores na conquista e pelos conflitos com fazendeiros, garimpeiros invasores de suas terras.
c) do avanço do industrialismo e da modernidade sobre os indígenas, comprovando sua poucacapacidade de adaptação.
d) da FUNAI considerar como índios apenas os que vivem aldeados, e seguindo padrões culturais da época da colonização.
4. “(…) Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs o nome – o Monte Pascoal, e à terra – a Terra de Vera Cruz.”
CAMINHA, Pero Vaz de. “Carta. In: Freitas a el -rei D. Manuel”.In FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1986. V. II, p. 99-100.
O texto acima é parte da carta do escrivão, Pero Vaz de Caminha, tripulante a bordo da armada de Pedro Álvarez Cabral, ao rei português D. Manuel, narrando o descobrimento do Brasil. Essa expedição marítima pode ser entendida no contexto socioeconômico da época, como uma
a) tentativa de obtenção de novas terras, no continente europeu, para ceder aos nobres portugueses, empobrecidos pelo declínio do feudalismo, verificado durante todo o século XIV.
b) consolidação do poder da Igreja junto às Monarquias ibéricas, interessada tanto em reprimir o
c) conquista do litoral brasileiro e sua ocupação, garantindo que a coroa portuguesa tomasse posse dos territórios a ela concedidos, pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494.
d) tomada oficial das terras garantidas a Portugal, pelo acordo de Tordesilhas, e o controle exclusivo português da rota atlântica, dando-lhes acesso ao lucrativo comércio de especiarias
5. Dentre as características gerais do período pré-colonizador destaca-se
a) o grande interesse pela terra, pois as comunidades primitivas do nosso litoral produziam excedentes comercializados pela burguesia mercantil portuguesa.
b) o extermínio de tribos e a escravização dos nativos, efeitos diretos da ocupação com base na grande lavoura.
c) a montagem de estabelecimentos provisórios em diferentes pontos da costa, chamados de feitorias, onde eram amontoadas as toras de pau-brasil, para serem enviadas à Europa.
d) a distribuição de lotes de terras a fidalgos e funcionários do Estado português, copiando-se a experiência realizada em ilhas do Atlântico.
POR FAVOR E PRA AMANHA
Anexos:
maysalorenn4:
a fto tem nd a ver kkkakks
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Explicação:
1) Etnocentrismo
2) D . Respeito a diversidade cultural
3) C. dos massacres realizados pelos colonizadores na conquista e pelo conflito com garimpeiros, fazendeiros e invasores de suas terras.
4.) D. tomada oficial das terras garantidas a Portugal, pelo acordo de Tordesilhas, e o controle exclusivo português da rota atlântica, dando-lhes acesso ao lucrativo comércio de especiarias
5) A. o grande interesse pela terra, pois as comunidades primitivas do nosso litoral produziam excedentes comercializados pela burguesia mercantil portuguesa.
Perguntas interessantes