História, perguntado por julia20100, 7 meses atrás

Me ajudemm!

1. A permanência da família real portuguesa e sua corte no Brasil, mesmo depois das tropas francesas terem deixado Portugal em 1815 desagradou os portugueses. A insatisfação era reforçada, pela crise econômica que o país vivia face a abertura comercial brasileira, e pelo domínio inglês. De forma geral a Revolução Liberal do Porto, ocorrida em 1820 em Portugal estabelecia: *
1 ponto
a) Plenos poderes ao rei D. João VI e sua família para que voltassem logo para Portugal, assim garantiriam o retorno do absolutismo joanino.
b) Que a escravidão em Portugal e em suas colônias estavam abolidas em virtude da influência que o movimento recebeu do haitianismo.
c) A limitação do poder do rei perante a lei e o retorno imediato de D. João VI para Lisboa, assim ele atendeu às exigências e voltou ao seu país.
d) A extinção do poder real em solo português e o início de um governo republicano, perdurando a iniciativa de anos das Cortes em estabelecer um governo democrático.

2. A permanência da família real portuguesa e sua corte no Brasil, mesmo depois das tropas francesas terem deixado Portugal em 1815 desagradou os portugueses. A insatisfação era reforçada, pela crise econômica que o país vivia. Foram reflexos diretos da abertura comercial brasileira e também pelo domínio inglês sobre a economia portuguesa. D. João VI atendeu às exigências dos deputados portugueses e voltou a seu país. Depois de seu retorno a Portugal, D. João VI não mais voltaria ao Brasil. Mas como ficou a situação da política do Império brasileiro após o retorno de D. João? *
1 ponto
a) D. João VI conseguiu administrar o Brasil por meio de um governo-geral do Brasil, permitindo com que o herdeiro do trono, na época com 5 anos de idade, assumisse o poder quando atingisse a maioridade.
b) Deixou no comando do Brasil seu filho, D. Pedro, que a partir de então assumiu o governo brasileiro na condição de Príncipe Regente e passou a governar o Império brasileiro.
c) A iniciativa de D. João desagradou a Corte carioca, assim, munidos de reivindicações convocaram a Assembleia da Corte para exigir o retorno de D. João.
d) O Imperador abdicou do trono português em favor de seu filho, assim D. Pedro passou a governar Portugal e o Brasil mantendo a sede do governo em território brasileiro.


Kleitiom: 1)c 2)b... vai por min confia
ellintonvolken38: certin
burerobruno1: obrigado
mucrel: certinho
dhericklourenco: ta certo man obg

Soluções para a tarefa

Respondido por MussyAlon12
5

Resposta:

1=C 2=B

Explicação:

Confia


thiagogomesmoura451: mto RUIM >:(
Respondido por litorsouza
1

1) A Revolução Liberal do Porto solicitava que o rei Dom João VI retornasse imediatamente para Lisboa, além de demandar que os poderes do monarca fossem limitados pela legislação. Deste modo está correta a alternativa c.

A Revolução do Porto foi um movimento de caráter liberal que eclodiu em Portugal no ano de 1820. Dentre as solicitações do revolucionários lusos estava o retorno imediato da côrte portuguesa, que se encontrava no Brasil, e a promulgação de uma Constituição.

2) A partida de Dom João VI, motivada pela pressão da população portuguesa, fez ascender ao governo do Brasil seu filho Dom Pedro, recebendo o título de Príncipe Regente do império brasileiro. Portanto, está correto o que se afirma na alternativa b.

A partida do rei Dom João VI ocorreu após a pressão feita pela população lusa na Revolução do Porto, que também demandava a limitação dos poderes do monarca por uma constituição.

O comando do império brasileiro foi entregue a seu filho Dom Pedro que passava a ser chamado de Príncipe Regente do império.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/28295505

Anexos:
Perguntas interessantes