Português, perguntado por CiellySushi, 4 meses atrás

Me ajudem! Valendo 50 pontos para quem responder, URGENTE! 5.
Leia o poema a baixo, de Mario Quintana.
Tia Élida Sua alma dilacerada pelas renas de madrugada
Enevoa minha vidraça
"Deixaste mais uma vez a lâmpada acesa!" - diz ela.
Essa tia Élida Tão viva, a coitada,
Que eu ainda me irrito com ela.

a) Encontre um aposto no poema e transcreva-o. A qual termo ele se relaciona?
b) O eu lírico tem sentimentos ambíguos em relação à tia Élida. Como o aposto contribui para explicitar tal condição?

Soluções para a tarefa

Respondido por fernanda84551
2

Resposta:

a) " a coitada" ele se relaciona com o nome, neste caso tia Élida.

b) Tia Élida já morreu, mas permanece viva nas suas memórias, ele se irrita ao se lembrar das coisas que ela costumava dizer, por essa razão ele usou o termo coitada, pois ela nem presente está para continuar o irritando.

Explicação:

Aposto é um termo acessório utilizado para esclarecer ou exemplificar uma expressão precedente a ele. Ou seja, é uma informação a mais, em que o enunciado continua fazendo sentindo mesmo sem a informação transmitida através do aposto.  

Esse termo, estudado na gramática da Língua Portuguesa, pode ser separado com vírgulas, travessão, dois pontos, ou não. O aposto não é representado por verbos e advérbios, apenas por nomes ou substantivos.  

O aposto se configura por expressões ou palavras com a finalidade de resumir, especificar ou ampliar um pronome, nome ou, até mesmo, outro termo ao qual está relacionado. Esse elemento objetiva estabelecer uma função sintática (o papel que determinada palavra desempenha dentro de um período) com outro termo da oração, sendo bastante utilizado para enriquecer os textos.

Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia.

Perguntas interessantes