Biologia, perguntado por vitoriacesarb, 9 meses atrás

me ajudem urgentemente

A camada de Ozônio (O3 - variedade alotrópica do oxigênio), tem a importante tarefa de filtrar os raios (ultravioleta) nocivos provenientes do Sol.

Segundos os estudos científicos, qual é o percentual aproximado de raios UV passam pela filtragem na camada de ozônio?

9,5%

10%

7,0%

não é possível obter esse percentual diante do avanço da poluição atmosférica causada pela humanidade​

Soluções para a tarefa

Respondido por diegosossai041
0

Resposta:Segundos os estudos científicos, qual é o percentual aproximado de raios UV passam pela filtragem na camada de ozônio?

9,5%

10%

7,0%

Explicação:

A Camada de Ozônio

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram  entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.

O ozônio tem funções diferentes na atmosfera, em função da altitude em que se encontra. Na estratosfera, o ozônio é criado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-a em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3). Na região estratosférica, 90% da radiação ultravioleta do tipo B é absorvida pelo ozônio.  

Ao nível do solo, na troposfera, o ozônio perde a sua função de protetor e se transforma em um gás poluente, responsável pelo aumento da temperatura da superfície, junto com o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso.

Perguntas interessantes