Filosofia, perguntado por mviniciuscavalpawaz6, 11 meses atrás

me ajudem urgente caramba por favor

“Não deve supor-se antinatural que a alma ressoe com os gritos da carne. A voz da carne diz: não se deve sofrer a fome, a sede e o frio. E é difícil para a alma opor-se; antes, é perigoso para ela não escutar a prescrição da natureza, em virtude da sua exigência inata de bastar-se a si própria. Realmente não sei conceber o bem se suprimo os prazeres que se apercebem como gosto, e suprimo os do amor, os do ouvido e os do canto, e ponho também de lado as emoções agradáveis causadas à vista pelas formas belas, ou os outros prazeres que nascem de qualquer outro sentido do homem. Não é também verdade que a alegria espiritual seja a única da ordem dos bens, porque sei também que a inteligência se alegra pelo seguinte: pela esperança de tudo aquilo que nomeei antes e em cujo gozo a natureza pode permanecer isenta de dor”. (EPICURO,Antologia de textos. In CHALITA, G. Vivendo a filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 77). Assinale a única alternativa correta *


a) Epicuro defende uma conduta humana que evite os prazeres, visto que a alma não se incomoda com a dor. Para Epicuro, a satisfação espiritual deve, se possível, estar aliada à satisfação sensível, pois uma não anula necessariamente a outra.

b) Para Epicuro, a alma não consegue resistir aos desejos carnais, visto que isso seria antinatural. Os prazeres carnais ou sensíveis não são antinaturais e nem contrários à razão, mas desnecessários.

c) Epicuro reconhece e não rejeita os prazeres naturais e não necessários, como beber e comer de forma refinada ou vestir-se bem, mas despreza os prazeres não naturais e não necessários que provocam instabilidade e sofrimento.

d) Para Epicuro, há duas dimensões de prazeres a serem buscadas: o prazer intelectual e o prazer sensível ou necessários, estes últimos como são importantes para a sobrevivência se sobrepõe aos intelectuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Daphini1221
4

Resposta:

c)

Explicação:

Epicuro reconhece e não rejeita os prazeres naturais e não necessários, como beber e comer de forma refinada ou vestir-se bem, mas despreza os prazeres não naturais e não necessários que provocam instabilidade e sofrimento.

Perguntas interessantes