ME AJUDEM!
Um veículo com massa igual a 1 tonelada trafega em uma via local plana de paralelepípedos cujo coeficiente de atrito dinâmico, quando o solo está seco, é de 0,78 e, quando molhado, de 0,60. Qual seria a força de atrito entre a superfície em um dia seco e em um dia de chuva? O que você pode concluir sobre os valores encontrados?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A força de atrito é maior quanto mais o terreno tiver rugosidades, estão envolvidas na força de atrito: o coeficiente de atrito da superfície e a massa do corpo.
Explicação:
Nessa questão precisa dizer quais são os fatores que interferem nessa ajuda da desaceleração, quanto maior for a força de atrito mais difícil será o movimento e então parar o veículo é mais fácil. Um terreno de asfalto e paralelepípedo são diferentes em relação ao atrito, no asfalto é mais fácil o movimento de aceleração porque existe pouco atrito, no paralelepípedo e no pedregulho o atrito é maior e então facilita a parada.
A força de atrito é maior quanto mais o terreno tiver rugosidades, um asfalto é bem mais liso do que o paralelepípedo então este último trava mais o movimento. Estão envolvidas na força de atrito: o coeficiente de atrito da superfície e a massa do corpo