Geografia, perguntado por tatiblue2003, 1 ano atrás

ME AJUDEM!! Quais são as principais regiões de SP abastecidas pela prática da agropecuária? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por MathesusR
1
E GRANDE 
                    

Quase metade do território brasileiro é designada à agropecuária, o que faz do país um grande produtor agrícola, bem como um influente participante de projetos referentes à importação e à exportação de matérias-primas alimentícias. Suas regiões apresentam ampla diversidade natural, o que garante a cada uma delas características de cultivo e produção específicas. Os estados referentes ao Centro Sul, em geral, utilizam técnicas modernizadas de produção, e usufruem das tecnologias tanto na agricultura, quanto na pecuária; ocupando, desse modo, um lugar de destaque no mercado interno e externo. Em oposição a isso, as regiões Norte e Nordeste do Brasil, enfrentam dificuldades referentes ao clima e à vegetação local; mantendo, assim, o cultivo baseado em técnicas rudimentares e trabalho familiar, gerando uma baixa produção, normalmente voltada ao consumo local. 


O Trabalho e a Terra no BrasilO desenvolvimento do agronegócio no Brasil acompanhou o crescimento da produção de grãos, iniciado em larga escala a partir de meados da década de sessenta. Antes, a economia agrícola brasileira era caracterizada pelo predomínio do café e do açúcar. Pouca importância se dava ao projeto de utilização da imensa base territorial brasileira na produção de grãos. A produção de alimentos básicos, como milho, arroz e feijão, era voltada para a subsistência, e os poucos excedentes dirigidos ao mercado eram insuficientes para formar uma forte cadeia do agronegócio dentro dos moldes hoje conhecidos.Atualmente, o Brasil é um país extremamente agrícola, quase a metade do território é ocupada por estabelecimentos rurais. As concentrações e as relações estão divididas em estrutura fundiária, latifúndio, minifúndio, expropriação e êxodo rural. No campo existem as relações de trabalho que são diversificadas, como mão de obra familiar, posseiros, parceria, arrendatários, trabalhadores assalariados temporários e o trabalho escravo no campo. O agronegócio representa mais de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que representa a soma de todas as riquezas produzidas no País. Os números também são positivos nas vendas de produtos para outros países. O principal parceiro comercial do Brasil, a China, importa US$ 388,8 milhões em produtos agrícolas brasileiros ou 8% no total exportado pelo setor. Em seguida, aparecem os Estados Unidos, que importam do agronegócio nacional pouco menos que os chineses.Os produtos exportados de maior destaque são: carnes, produtos florestais, complexo soja - grão, farelo e óleo, café e o complexo sucroalcooleiro - álcool e açúcar. A mandioca, o feijão e a laranja também estão entre os principais produtos agrícolas do Brasil. Já o trigo é principal produto agrícola que o Brasil importa.Projeções mostram que, até 2022, a produção de grãos aumentará 22%, sendo a soja o produto principal, com média de 2,3% ao ano. A carne de frango poderá crescer 4,2% e deve liderar o ranking. O trigo, milho, carnes bovinas e suínas também aparecem nos resultados das preliminares como produtos que vão puxar esse crescimento.Não apenas o solo fértil, a disponibilidade de água em abundância, a biodiversidade e os trabalhadores qualificados impulsionam o agronegócio. Contribuem também o aumento do preço das commodities nos mercados interno e externo nos últimos anos. 
Divisão do agronegócioAs Regiões do Brasil possuem ampla diversidade climática e, portanto, apresentam vocação agrícola e industrial com problemáticas bastante diferenciadas, trazendo assim participações bem distintas no agronegócio.No ano de 1995, as regiões brasileiras participavam, percentualmente, da seguinte forma no total do volume do setor: Norte – 4,2%; Nordeste – 13,6%; Centro-Oeste – 10,4%; Sudeste – 41,8%; e Sul – 30,0%, dados estes que revelam a concentração nestas duas últimas regiões de mais de setenta por cento de todo o montante do agronegócio brasileiro. Este quadro vem se alterando, com a pequena e gradual ampliação das regiões Centro-Oeste e Norte.



tatiblue2003: MEU DEUS Q RESPOSTA GIGANTE!!
tatiblue2003: Nem acredito q vc usou seu tempo escrevendo tudo isso p me ajudar!!! BGD ;3 <3
Perguntas interessantes