História, perguntado por rafaelmelo5143, 6 meses atrás

Me ajudem Prvr!!!!!
faça um resumo com as principais características dos impérios africanos (Axúm,Zimbábue,Gana,mali e songai).​

Soluções para a tarefa

Respondido por sih358
2
Durante a Idade Antiga e Média, a África foi palco do florescimento de muito reinos que exerceram grande controle político sobre o continente e estabeleceram significativas relações comerciais com outras regiões do planeta. Os impérios africanos desenvolveram-se a partir da organização de um poder político centralizado, que exerceram um controle sobre uma grande diversidade de povos que constituíam esses reinos, e dentre esses, podemos destacar: o Império de Axum, o Reino de Gana, o de Songai e o de Mali.

Gana constituiu-se como o mais antigo Estado, da África subsaariana, fundado no século IV, conquistou um extenso território, onde exerceu um grande controle político e estabeleceu relações comerciais, sendo um reino formado por vários povos da região. O Reino de Gana desenvolveu uma economia baseada na cobrança de impostos sobre os povos conquistados, nas atividades extrativistas, como a pesca e nas atividades agropastoris, assim como a atividade mercantil, estabelecida com as diferentes regiões africanas, seu poder era sustentado, também, por um grandioso exército, e o seu aparelho estatal era composto por um grande número de cargos.

O Império de Axum foi fundado no século II, localizado ao norte da atual Etiópia, durante o século IV, conseguiu estabelecer importantes relações comerciais com o mundo árabe, através do Mar Vermelho. Seus principais soberanos adotaram o cristianismo, e a partir dessa conversão, conseguiram estabelecer vínculos com importantes regiões do mundo. O aproveitamento de recursos minerais, o cultivo de cereais, como o sorgo, a cevada e o sorgo, e principalmente o desenvolvimento de relações comerciais, constituíram-se como as principais atividades econômicas do Reino de Axum, que se destacou, também, pelas grandes construções arquitetônicas que representavam o poder do Império.

O Império de Mali desenvolveu-se entre o Rio Senegal e o Rio Níger, foi formado por vários povos. Dentre eles o povo mandinga, convertidos ao islamismo desde o século XI, exercendo uma hegemonia sobre a África Ocidental, graças a constituição de um exército poderoso, da extração do ouro e da formação de um Estado organizado.

Esse conteúdo é muito significativo para o Enem, pois permite a compreensão do processo de construção da identidade europeia, por isso o destacamos. Porém, existe somente uma questão específica do Enem sobre essa temática, com isso selecionamos duas questões similares de outros vestibulares

rafaelmelo5143: Obrigada
Perguntas interessantes