Sociologia, perguntado por Ecomir, 1 ano atrás

ME AJUDEM.. PRODUZA UM PARÁGRAFO DISSERTATIVO!!
URGENTE!!

Sendo o Estado uma pessoa jurídica e a Nação um agrupamento humano, com laços culturais, históricos, sociais, políticos, econômicos e linguísticos, PRODUZA UM PARÁGRAFO DISSERTATIVO, posicionando-se acerca das considerações da autora sobre a formação de uma sociedade cooperativa e plural e o papel do Estado na garantia e manutenção deste sistema, de acordo com o parágrafo abaixo, extraído do artigo científico intitulado Modelos contemporâneos de democracia e o papel das associações, de Lígia Helena Hahn Lüchmann.

Hirst parte do pressuposto de que não são os indivíduos e nem certa ideia de sociedade civil dispersa e formada por grupos periféricos que vão garantir, frente a um mundo econômico operado por corporações poderosas e um sistema político sobrecarregado por burocracias estatais, uma reforma pautada na boa administração e na responsabilidade pública nos diferentes domínios sociais (idem). São as associações voluntárias autogovernadas, constituídas, portanto, por mecanismos internos democráticos. Para o autor, há um conjunto de necessidades individuais que não podem ser satisfeitas pela ação privada de indivíduos isolados, e certas liberdades que só podem ser perseguidas de maneira coletiva (como a melhoria e o maior controle no trabalho via sindicatos ou maior desenvolvimento das capacidades individuais via participação e cooperação). De acordo com essa perspectiva, a resolução do impasse dado pela centralização da provisão dos serviços sociais pelo Estado (centralizado e burocratizado) ou pelo mercado passaria, portanto, pela devolução da provisão de direitos e serviços de bem-estar social para as associações voluntárias. Compete ao Estado garantir fundos públicos que permitam que os cidadãos, e não os burocratas, escolham e participem na formulação e na oferta desses bens e serviços (idem, p. 185). Como resultado, o autor vislumbra uma sociedade cooperativa e plural, cabendo ao Estado a garantia e manutenção desse sistema, além de preservar sua responsabilidade e controle em certos domínios que são comuns a todos os membros da sociedade, como, por exemplo, os direitos individuais, a defesa de seu território, certos poderes de polícia e provisões nas áreas da saúde e meio ambiente. Mantém-se, nessa proposta, o papel do Estado e da classe política em incentivar e promover a descentralização dos espaços e do poder por meio das diferentes agências de controle, cobrança de impostos, fiscalização, elaboração de marcos regulatórios, entre outros.

Soluções para a tarefa

Respondido por matheuspiinheiro
66
Pode-se afirmar que o cooperativismo se opõe à política capitalista monopolista das grandes corporações, sendo visto por muitos como a forma ideal de gestão das interações humanas. No entanto, deve-se lembrar que determinadas formas de cooperação são consideradas ilegais em algumas jurisdições por prejudicar o acesso a certos recursos, medida esta, que é tomada a fim de se evitar, por exemplo, a formação de cartéis, afinal, ainda que alguns estudos demonstrem a inclinação altruísta do ser humano em agir de forma a cooperar em busca de benefícios ao grupo, sua natureza regida por motivações pessoais egoístas, cria a possibilidade de cada indivíduo agir em sentido contrário, valorizando interesses pessoais em detrimento dos objetivos do grupo; essa possibilidade é retratada no conhecido “dilema do prisioneiro”, onde o comportamento individualista acaba recebendo uma punição e a cooperação sendo recompensada.
Perguntas interessantes