Me ajudem pro favor
Um dos ácidos mais relevantes na indústria química é o acido perclórico (hcio4), que é utilizado
na fabricação de explosivos, por ser um forte oxidante: na produção de herbicidas, em exames de precipitação seletiva
de mucoproteínas etc. em relação a sua formula estrutural, é sabido que ela apresenta
a) 1 ligação coordenada e 3 ligações covalentes simples..
b) 1 ligação covalente simples e 3 ligações coordenadas.
42 ligações covalentes simples e 3 ligações coordenadas.
d) 2 ligações coordenadas e 3 ligações covalentes simples.
Soluções para a tarefa
Para achar a resposta você terá que ter conhecimento sobre as ligações covalentes simples e dativa, além de saber do que se trata a teoria do octeto. Também será necessário fazer a distribuição eletrônica de alguns elementos químicos, uma vez que o enunciado não fornece o número atômico deles.
➭ Ligação covalente simples
A ligação covalente ocorre entre ametais ou entre ametal e hidrogênio. Nela, os átomos compartilham um ou mais pares de elétrons sem que haja uma ionização (ganho de carga elétrica em razão de perda ou ganho de elétrons).
➭ Ligação covalente dativa
A ligação covalente dativa, também conhecida como ligação dativa ou ligação coordenada, ocorre quando há um átomo que já atingiu o octeto e outro (ou outros) que ainda está instável. Esse átomo estável "empresta" um par de elétrons para o outro átomo sem que ele ionize. Essa ligação é representada por uma seta ➔.
➭ Teoria do octeto
A Teoria do Octeto determina que os átomos precisam fazer ligações uns com os outros a fim de atingir 8 elétrons na camada de valência, isto é, a camada mais exterior do átomo onde ocorrem as ligações. O hidrogênio é uma exceção para essa regra: precisa de apenas 2 elétrons (já possui 1, então realiza apenas 1 ligação).
➭ Resolução:
Antes de tudo, confira a imagem deixada em anexo. Lá você encontrará as fórmulas molecular, eletrônica e estrutural. A análise da imagem facilitará o compreendimento do exercício.
O primeiro passo é fazer a distribuição eletrônica de cada um dos átomos presentes na molécula para determinar quantas ligações cada um fará (visando tornar-se um átomo estável pela teoria do octeto).
Obs.: também foi deixada em anexo uma imagem sobre o diagrama de Linus Pauling. Vale a pena conferir...
Considere os números atômicos:
- Cl = 17;
- O = 8;
- H = 1
Cl ==> 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁵
C.V. = 7 elétrons
8 - 7 = 1 → precisa de 1 elétron
O ==> 1s² 2s² 2p⁴
C.V. = 6 elétrons
8 - 6 = 2 → precisa de 2 elétrons
H ==> 1s¹
C.V. = 1 elétron
2 - 1 = 1 → precisa de 1 elétron
Ao olhar para a fórmula estrutural do ácido perclórico, pode-se notar que o Cl realiza uma ligação covalente simples (representada com um traço) com um oxigênio. Cada átomo compartilhou 1 elétron, fazendo com que o cloro atingisse o octeto. Contudo, o oxigênio ainda precisaria de um elétron, e por isso se liga com o hidrogênio (que também só precisa de 1) a partir de outra ligação covalente simples.
Desse modo, 2 ligações covalentes simples foram realizadas e o cloro já está estável. Todavia, 3 oxigênios ainda precisam de 2 elétrons cada um... Sendo assim, o cloro pode realizar 3 ligações dativas com eles, de modo que não haja ganho nem perda de elétron por parte do cloro, mas que os átomos de oxigênio atinjam o octeto.
Conclusão:
Foram realizadas 2 ligações covalentes simples e 3 ligações dativas (ou coordenadas).
Resposta: alternativa c)
☞ Mais conteúdo sobre átomos:
https://brainly.com.br/tarefa/25820179
https://brainly.com.br/tarefa/25860264
https://brainly.com.br/tarefa/25565283
Resposta:
Alternativa c
Explicação:
CONCORDO COM TUDO QUE O CARA DE CIMA FALOU